A Microsoft anunciou esta semana que vai integrar suporte nativo para monitorização e controlos oculares no Windows 10. Na prática, isto significa exatamente o que sugere: quem tiver um computador com esta tecnologia, poderá, a partir do lançamento desta funcionalidade, utilizar apenas os olhos para interagir com o sistema operativo do seu PC.

A última versão do Windows Insider já disponibiliza uma versão beta desta opção, a que empresa norte-americana chama Eye Control, mas, por enquanto, há apenas um modelo de monitorizador (Tobii Eye Tracker 4C) compatível com o sistema.

Próxima grande atualização do Windows 10 chega este outono
Próxima grande atualização do Windows 10 chega este outono
Ver artigo

A data de lançamento da versão final ainda não foi desvendada, mas o curto espaço de tempo que foi do anúncio ao lançamento da versão beta mostra que a empresa norte-americana não quer perder muito tempo.

Apesar dos controlos oculares serem uma funcionalidade popular na indústria dos videojogos, a Microsoft quer utilizar este recurso para alargar as possibilidades de acessibilidade do seu OS, com novas formas de escrever e navegar entre aplicações. Para um utilizador paraplégico, por exemplo, esta funcionalidade pode significar um novo nível de independência no computador.

Uma das novas possibilidades com este suporte vai ao encontro desta premissa. A Microsoft chama-lhe "Shape Writting" e permite ao utilizador que este escreva palavras olhando apenas para a primeira e última letra da palavra, deixando apenas um relance às letras do meio.

A tecnológica afirmou ainda que, por enquanto, está focada em trabalhar com a Tobii, mas garante que terá todo o interesse em trabalhar com outras fabricantes do meio.