A NASA está a prepara-se para dar início a mais uma missão. Chama-se CYGNSS (Cyclone Global Navigation Satellite System) e tem como objetivo estudar a atividade eólica que acontece sobre os oceanos da Terra.

O grande objetivo desta missão é aumentar o conhecimento dos cientistas sobre os furacões e aprimorar as capacidades de previsão destes fenómenos.

A missão conta com oito micro-satélites que, de acordo com informações oficiais da agência espacial norte-americana, vão atuar sobre informações fornecidas por quatro satélites de geolocalização. Estes micro-satélites têm a capacidade para olhar "através" dos furacões e prever a sua intensidade quando atingirem a costa.

O novo método praticado pela GYCNSS, explica a NASA, é menos dispendioso do que aquele que até agora tem sido usado. Isto porque a nova técnica contempla a recolha de dados de satélites GPS que já orbitam a Terra e não exige a construção e o lançamento de um instrumento de leitura da velocidade dos ventos.

A conjugação do sistema de micro-satélites da GYCNSS e do sistema de satélites GPS vai permitir obter informações mais precisas – e sobre uma área mais ampla – acerca da atividade eólica terrestre, comparativamente à utilização de apenas um satélite

O lançamento da nova missão será feito através de um foguetão Orbital ATK Pegasus XL e será transmitido em direto pela NASA TV a partir das 13h23, hora portuguesa.

Este é mais um empreendimento da NASA relativamente ao estudo de fenómenos climáticos, mesmo depois de membros da equipa de transição do Presidente-eleito Donald Trump terem avançado que a nova administração tencionava cortar o financiamento da agência espacial para investigações relacionadas com a Terra. O objetivo é redirecionar estas verbas para a exploração espacial.

 

Nota de redação: a NASA reagendou o lançamento da missão GYCNSS, apontando para quarta-feira, dia 14, como a nova data. A agência diz que o adiamento teve como causa um problema relacionado com o sistema hidráulico que liberta o fogeão Pegasus do veículo de lançamento.