A Canon revelou novas câmaras da linha EOS R, uma direcionada a um ambiente profissional e outra para um público mais casual, mas exigente. Pilar Sanz-Morchon, especialista de produto da Canon Portugal e Espanha fez um apanhado da família EOS R, lançada em 2018, abrindo a outras audiências em 2019 com a linha EOS R. Em 2020 foi lançada a linha EOS R6, R5 e a EOS C (de Cinema). Em 2021 chegou a EOS R3 e em 2022 os novos modelos R, incluindo a Ra. Em quatro anos lançou 11 corpos de câmaras fotográficas desta arquitetura.

Para 2023, a Canon vai lançar a EOS R8, uma câmara Full Frame, direcionada a utilizadores que têm sistemas APS-C e queiram dar o salto para equipamentos Full Frame. A fabricante continua a olhar para o segmento de criadores de conteúdo para as redes sociais que desejam um ambiente mais profissional e cinematográfico. Mas também para fotógrafos que queiram dar um boost aos seus trabalhos de fotografia de paisagens.

Veja na galeria imagens da EOS R8:

A Canon diz que a nova câmara se destaca por ser leve, pesando apenas 461 gramas. O aparelho tem características do modelo R6, mas com algumas novidades, incluindo um conector para mudar o modo de fotografia e vídeo de forma mais rápida, de forma quase instantânea. Tem também uma porta superior para ligar acessórios de forma mais fácil. Oferece entrada para microfone e auricular independente, assim como leitor para cartões.

O seu ecrã é dinâmico, de 3 polegadas, que pode ser rodado em 360 graus para facilitar a gravação de conteúdo como captar selfies. Tem um novo sensor de 24,2 MP Full Frame, com capacidade de gravar ISO 102,400 para melhor performance em baixa luminosidade. E tem um disparo contínuo de 40 FPS, conseguindo reduzir o shutter em objetos em movimento.

A sua capacidade de vídeo é de 4K a 60 FPS, utilizando um oversample de 6K. Se gravar em Full HD vai poder obter 180 FPS. Tem capacidade de pré-gravação de 3 ou 5 segundos, eliminando a limitação de gravação anterior dos 30 minutos para até uma hora. A câmara tem predefinições especiais para panorâmicas, aproximações, HDR, etc. Por ser leve, é aconselhada a viajantes ou para levar nas férias e fazer os registos de vídeo e fotografia. Tem um sistema Dual Pixel CMOS AF II, tecnologia de autofoco rápido, ideal para captar gatos, cães, cavalos e até pássaros em movimento, assim como veículos. Tem deteção facial, de olhos, cabeça e corpo. A marca diz que tem um estabilizador digital de imagem.

A conetividade foi um dos pontos importantes destacado da nova câmara, suportando tecnologias como Wi-fi 2,4 GHz, Bluetooth 4.2, Apple MFI, Image.Canon, UVC e MultiFuction Smart Show e outros sistemas. O modelo tem ainda uma base amovível para introduzir mais volume ou ligar outros acessórios como um punho para agarrar mais facilmente a câmara.

EOS R50 é o companheiro perfeito para utilizar com o smartphone

O modelo EOS R50 é direcionado a criadores de conteúdos online, uma máquina mais compacta e leve, facilmente conectado aos smartphones e outros dispositivos. Tem uma garra mais compacta, tornando-a mais pequena. Utiliza um sensor APS-C de 24,2 MP, um obturador eletrónico até 15 FPS. Oferece deteção de olho, cabeça e corpo, tal como o outro modelo.

Também regista vídeo a 4K a 30 FPS e pode gravar até 60 minutos, o suficiente para gravar uma entrevista, por exemplo. Tem saída HDMI e jack 3,5 e todo o tipo de conetividade e acessórios que o modelo EOS R8.

Veja na galeria imagens da EOS R50:

A câmara oferece diversas aplicações, como o Frame.IO um software que permite aos utilizadores editar vídeos colaborativos. A possibilidade de passar diretamente os vídeos e fotografias para o Adobe Lightroom para serem editados. E a nova aplicação 3.0 da Canon tem uma nova interface, assim como opções de funcionalidade direta da câmara fotográfica. A possibilidade de funções de transferência wireless, tais como impressão remota.

A R50 tem ainda um modo de foco para utilizadores que desejam gravar produtos, destacando-os e desfocando os utilizadores em fundo.

Relativamente a preços, a EOS R8 chega no final de abril por 1.229 euros se optar apenas pelo corpo ou 2.129 de incluir a nova objetiva RF 24-50 mm. A EOS R50 chega antes, em março, por 879 euros para o corpo simples, mas depois tem diferentes kits com objetiva até 1.229 euros.