A Universidade do Porto e a IBM assinam hoje o protocolo que vai dar origem à criação do primeiro Centro de Estudos Avançados (CAS) da empresa em Portugal.

O laboratório, orientado para a investigação aplicada à Engenharia, Gestão e Ciência dos Serviços, vai funcionar nas instalações da Faculdade de Engenharia do Porto, com insfraestrutura tecnológica disponibilizada pela IBM e "espera-se que esteja operacional até ao final do primeiro trimestre de 2010", adiantou a empresa.

Contactado pelo TeK, o responsável pela relação com as Universidades da IBM Portugal, Artur Rodrigues, diz que "é prematuro divulgar" os custos associados ao investimento.

Ao invés de colocar o enfoque nos equipamentos, Artur Rodrigues preferiu destacar "o acesso à comunidade científica da IBM (com os seus mais de 3000 cientistas, com prémios Nobel no activo) e à investigação de ponta", que a iniciativa possibilitará.

O projecto, que conta também com o apoio do INEGI (Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial) e do pólo do IDMEC (Instituto de Engenharia Mecânica) na FEUP, visa "promover a colaboração entre universidades, governo e os laboratórios de pesquisa da IBM - principalmente os localizados em Zurique (Suíça) e Almaden (EUA)", adianta a empresa em comunicado.

A "criação de soluções e projectos inovadores, capazes de serem integrados em soluções realistas, com aplicação prática e potencial comercial" foi outro dos objectivos referidos.

De início, o centro vai contar com uma equipa de trabalho que inclui um comité permanente composto por 4 a 5 elementos da IBM e da Universidade do Porto, ao qual se juntam mais uma dúzia de professores e uma dúzia de bolseiros, que integrarão o grupo de trabalho de forma rotativa. A colaboração poderá depois ser estendida a outras instituições académicas.

O novo CAS vem juntar-se a uma vasta rede internacional, que inclui instalações em Austin (EUA), no Cairo (Egipto) ou no Brasil, por exemplo.

Nota de Redacção: A notícia foi corrigida numa gralha, na designação do Brasil.