(Atualizada) A data estava marcada e os rumores têm sido mais do que muitos nas últimas semanas, dando até azo a interpretações humorísticas, mas a Apple cumpriu as expectativas e à hora prevista – 10 horas locais em São Francisco, 18 horas em Portugal, começou a conferência.

O processador mais rápido, um A5X dual core, mais resolução num ecrã que a empresa continua a classificar como um Retina Display, maior resolução na gravação, a 1080 pixels, e uma câmara fotográfica de 5 megapixels estão entre as características do novo iPad. E "Novo iPad" é mesmo o nome do novo tablet, em vez de iPad 3, ou iPad HD, como tinha sido especulado...

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na conectividade as versões dos Estados Unidos vão estar disponíveis através da AT&T e da Verizon, e sim, há suporte garantido para a quarta versão de redes móveis, 4G ou LTE, embora esta esteja garantida apenas para os Estados Unidos e Canadá e reduza a autonomia da bateria para 9 horas, em vez das 10 horas garantidas na ligação em 3G. Os detalhes já estão todos disponíveis online, mas a loja ainda está "ocupada".

[caption]Nome da imagem[/caption]

As características não são muito distintivas da nova geração de tablets Android revelada em Barcelona, no Mobile World Congress, dos quais o TeK deu conta, mas nem por isso esta nova geração de iPads promete vender menos.

O potencial da nova resolução, e do processador gráfico quad core, foi explorado nas apresentações de jogos com uma demo da Epic Games, e nos vídeos com a nova versão do iMovie.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Entre as apresentações está também a funcionalidade iPhoto, que facilita a gestão e edição de imagens captadas com o tablet e que poderá superar um florescente negócio de apps de outros produtores que se especializaram nesta área e que têm conseguido um bom sucesso na App Store. A aplicação pode também editar imagens importadas com até 19 megapixels, para além das habituais funcionalidades de partilha em redes sociais Twitter e do Facebook.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Tim Cook, CEO da Apple, salientou também na conferência de imprensa que no quarto trimestre foram vendidos mais iPads do que computadores pessoais, e que o ecossistema de aplicações continua a crescer, com mais de 200 mil aplicações da App Store, 140 mil das quais suportadas no iPad.

Apesar das actualizações nas características a Apple deverá manter o preço nos 499 dólares para a versão de 16 GB, seguindo a tradição. Para os 32 GB o preço sobre para 599 dólares e nos 64 GB passa a 699 dólares. Nas versões 4G os preços são mais altos, passando a 629, 729 e 829 dólares para as mesmas capacidades de entretenimento.

E a data de chegada às lojas norte-americanas será a 16 de março, 10 dias depois do lançamento oficial, tal como já tinha acontecido no iPad 2. No mesmo dia estará à venda na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Porto Rico, Singapura, Suiça e Reino Unido.

A Portugal o novo iPad chega a 23 de Março, uma data já oficialmente confirmada, em conjunto com um leque de países onde se incluem a Áustria, Bélgica, Bulgária, República Checa, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Macau, México, Países Baixos, New Zelândia, Noruega, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Suécia. Os preços só devem ser confirmados mais próximo da data de lançamento.

A Apple vai manter ainda à venda a linha completa do iPad 2, baixando o preço para 399 dólares para o modelo de 16 GB com Wi-Fi. A iniciativa é semelhante à que foi assumida no lançamento da segunda versão do iPad, onde foram ainda garantidas devoluções a quem tinha comprado o primeiro tablet nos dias anteriores ao lançamento do iPad 2.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi sendo atualizada enquanto decorria a conferência de imprensa.

[2012-03-06 20:43] Vários rumores apontam dia 23 de Março como a data de início da comercialização do novo iPad em Portugal. O TeK contactou a agência de comunicação da Apple e para já não há uma data oficial para a venda do novo tablet em território luso.

[2012-03-07 12:31] A informação foi atualizada com a confirmação da data de lançamento em Portugal.