As gigantes tecnológicas deram a conhecer as suas mais recentes apostas na área do "processamento empresarial" quase ao mesmo tempo. Por duas vezes adiados, os "Tukwila" foram finalmente apresentados pela Intel, mas não antes da IBM avançar dados sobre os concorrentes Power 7.

Os novos processadores da Big Blue têm um desempenho quatro vezes superior à geração anterior: enquanto os Power 6 traziam dois núcleos de processamento (dual core) com dois threads cada, os Power 7 oferecem oito núcleos de processamento com quatro threads cada.

Além do desempenho, os Power 7 reduzem o consumo de energia em 30 por cento. As velocidades de processamento variam entre os 3,6 e os 4,2 GHz.

Já os Itanium 9300, conhecidos pelo nome de código Tukwila oferecem um desempenho duas vezes superior à geração anterior, segundo a Intel.

A série 9300 apresenta dois mil milhões de transístores por processador e quatro cores. A fabricante refere ainda que os Itanium 9300 estão construídos por forma a melhorarem a capacidade de recuperação de erros fatais dos sistemas informáticos.