Tal como prometido na semana passada, a Google apresentou esta terça-feira os resultados da reforma conduzida ao Google Earth. Os destaques vão para duas novas funcionalidades: as maquetes em 3D e as viagens guiadas.

Nesta nova versão, que fica agora disponível para Android e na web, é possível visualizar boa parte das áreas como se tratassem de autênticas maquetes 3D com vários eixos de rotação. Significa isto que, ao contrário do que era antes possível, a visualização destas zonas não precisa de ser feita exclusivamente de uma perspetiva perpendicular à Terra, podendo arrastar o plano em várias direções, localizando a câmara de frente para edifícios ou ao nível das ruas. Outro dos pormenores que salta à vista é que não são apenas os maiores monumentos que são reproduzidos em três dimensões, no novo Earth, tudo é tridimensional nas áreas cobertas pela funcionalidade: carros, casas, árvores, sinais de trânsito, postes de iluminação e por aí adiante.

Os tours, por sua vez, vão ser interativos e acompanhados por cientistas, historiadores e outros especialistas que vão fornecendo contexto à viagem. De acordo com a Google, já existem mais de 50 disponíveis numa nova secção a que a mesma chamou Voyager. Do catálogo contam exemplos como "À Descoberta de Machu Picchu", "Museus à Volta do Mundo", "Ilhas Remotas" ou "Os Fantásticos Jardins Urbanos".

Os cartões de informação que a empresa popularizou no Android também foram reajustados para funcionar no Earth. Se visitar um espaço icónico, como a Torre Eiffel ou o Átomo, na Bélgica, surgirá uma janela para contextualizar a paisagem.

Esta nova versão do serviço esteve dois anos em desenvolvimento e embora ainda não esteja disponível para iOS, a tecnológica norte-americana garantiu que está a trabalhar nisso.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.