As imagens da visita foram partilhadas no Facebook com legendas que permitem ficar a conhecer melhor os planos da Oculus VR no que toca a formas de interagir em contextos de realidade virtual. A empresa que criou os Oculus Rift e que também desenvolveu os comandos Touch está agora a trabalhar numas luvas.

Como explica a legenda que o fundador da maior rede social do mundo colocou numa das fotos publicadas na plataforma: “estamos a trabalhar em novas formas de colocar a realidade aumentada e virtual nas tuas mãos. Calçando estas luvas é possível desenhar, escrever num ecrã virtual e até disparar aranhas como o Homem Aranha. É o que estou a fazer”.

Hoje já existem várias empresas a desenvolver luvas para realidade virtual. Na maior parte dos casos, esses projetos estão orientados para as mesmas áreas que têm canalizado toda a atenção da Oculus VR: o entretenimento.

 

Desenvolver uma luvas que permitam escrever e fazer desenhos num ecrã virtual parece indicar que a empresa tem planos para ir mais longe e explorar outros caminhos, levando a tecnologia para novas áreas e novos cenários de utilização, como sublinha o TechCrunch, que tentou obter mais detalhes sobre o projeto mas, pelo menos até à data, não obteve respostas.

 

O site também garante ter informação de que no Facebook alguns programadores estão já a criar código em realidade virtual, porque a tecnologia lhes oferece um espaço de ecrã ilimitado, que traz flexibilidade ao processo. 

 

A visita ao centro de investigação da Oculus em Washington serviu para ver e mostrar ao mundo outras áreas de trabalho da equipa que lá desenvolve projetos centrados em temas como ótica avançada, novas formas de mapear o corpo humano, registo ocular (movimentos do olho), entre outras.  

 

Note-se que a Oculus já tinha feito uma aquisição que indiciava o interesse da empresa na tecnologia que permite criar controladores como as luvas. Falamos da Pebbles Interfaces, cuja tecnologia pode ser vista neste vídeo.