A Microsoft já tinha confirmado o próximo dia 12 de Maio como a data escolhida para lançar mundialmente a mais recente versão da sua suite de produtividade. O produto pode começar a chegar às lojas a partir dessa data, embora o lançamento oficial em Portugal aconteça no dia 26 de Maio e esteja direccionado à versão empresarial. A versão localizada demorará mais algum tempo a estar à venda. Marcos Santos, responsável pela área a nível local, não quis esta tarde num encontro com jornalistas e bloggers inserido no TechDays avançar uma data, mas admitiu que o lapso de tempo entre o lançamento da versão em inglês e da versão localizada será maior que aquele que separou as duas versões do Windows 7, que chegaram ao mercado com poucas semanas de diferença.



O facto do Office - e restantes ferramentas de produtividade na carteira de lançamentos da empresa para o próximo mês - serem produtos mais complexos no que se refere à localização, por integrarem mais elementos linguísticos de cada país, justificam as diferenças.



O Office 2010 integra um conjunto de ferramentas prestes a ser lançadas pela empresa sob a designação de "Nova Vaga de Produtividade", onde se incluem também o Office Communication Server 2010, o Exchange 2010 e o Sharepoint 2010.



A nota dominante em todos os novos produtos é a integração de funcionalidades, que resulte numa maior simplicidade de movimentos para o utilizador, a colaboração e a crescente deslocação para a Web, pelo suporte de ligação web requerido a muitos serviços para funcionem no máximo potencial e pelo próprio recurso crescente à nuvem, na vertente empresarial.



Ao nível da colaboração uma das novidades da nova versão do Office é introduzir a possibilidade de várias pessoas poderem contribuir para um mesmo documento em tempo real. Como mostrou Marcos Santos no evento, as notas que cada colaborador cria num mesmo documento podem exibir etiquetas indicativas do estado de todos os colaboradores a cada momento (online/offline) e sempre que estes estão ligados, os interlocutores podem desencadear uma conversa clicando apenas na etiqueta. O PowerPoint Broadcast, que permite usar a ferramenta para fazer apresentações online em tempo real é outro exemplo.



Outra novidade de relevo é o Office Starter que, como sublinhou o responsável, estará apenas disponível para fabricantes. O objectivo da Microsoft é que passe a ser integrado nos novos equipamentos, substituindo versões de teste da suite de produtividade.



Apenas carregado com versões básicas do Word e do Excel, e alimentado a publicidade, o Starter pode ser "completado" para qualquer versão do Office, adquirindo apenas uma licença - que terá um custo mais baixo que as versões tradicionais em caixa do produto. Esta chave de upgrading pode "completar" a versão Starter com qualquer uma das versões disponíveis, que no retalho serão Home & Student, Home & Business e Professional. Os preços das versões, em Portugal, ainda não são conhecidos.




Quando lançar para o mercado os novos produtos, a Microsoft estreia também um novo conceito de evento. O lançamento terá uma edição virtual num site animado por conteúdos que explicam os produtos, dão o testemunho de parceiros e exibem o discurso principal do evento de apresentação. Este lançamento virtual também terá duas edições. Uma primeira no dia 12 de Maio, internacional e uma edição local com conteúdos adaptados, a 26 de Maio.



Nota de Redacção: Corrigida designação ao Office Starter, que erradamente estava referido como Windows Starter.