Os rumores já faziam prever que a Samsung lançasse um assistente virtual e até adiantaram o nome do mesmo há uns meses atrás. No entanto, era consensual que o sistema ia ser lançado aquando da apresentação do Galaxy S8, dia 29 de março. À última da hora, a tecnológica sul-coreana trocou-nos as voltas. A empresa decidiu oficializar o Bixby esta segunda-feira, através de uma publicação no seu blog oficial, e confirmou que os primeiros equipamentos onde este sistema estará integrado são mesmo os muito esperados S8 e S8+.

De acordo com a Samsung, o Bixby não é apenas mais um concorrente no já muito populado segmento de assistentes. Ao contrário das outras propostas, este software pode ser integrado com outras aplicações e compreender a informação que é apresentada por elas, predispondo-se a concretizar tarefas integradas nestas mesmas apps mesmo quando invocado a meio de um processo.

Diz ainda a empresa que o assistente é capaz de entender comandos mesmo que estes sejam dados com erros.

"Temos uma visão arrojada para revolucionar a comunicação entre homem e máquina, mas essa visão não se vai concretizar do dia para a noite. A ambição leva tempo", escreve a Samsung, acrescentando que o "Bixby é o nosso primeiro passo numa jornada que vai abrir novas formas de interagir com o seu smartphone".

Os planos para o Bixby são, no entanto, mais extensos. O leque de produtos da empresa é extenso, cobre várias áreas da eletrónica de consumo e Injong Rhee, diretora de pesquisa e desenvolvimento de software e serviços da Samsung explica ao The Verge que o assistente pode funcionar em qualquer aparelho que tenha uma ligação à internet e um microfone incorporado.

À data do lançamento do Galaxy S8, no próximo dia 29 de março, apenas algumas apps pré-intaladas estarão integradas com este assistente virtual, mas a tecnológica adianta que está nos seus planos lançar, em breve, um kit de desenvolvimento para programadores.