A Fundação One Laptop per Child relançou a campanha iniciada no ano passado para promover as doações internacionais do XO ao longo das festas de Natal.

Através do site da Amazon, os consumidores interessados poderão encomendar, por 399 dólares norte-americanos ou 275 libras - algo como 325 euros-, dois portáteis XO, um dos quais destinado a uma criança de um país emergente.

Tal como o TeK já havia publicado, podem participar na iniciativa consumidores de diversos países, já que a Amazon aceita encomendas de todo o mundo.

Nicholas Negroponte, fundador da OLPC, defende que "o êxito da campanha no ano passado criou uma grande procura, tanto junto pessoas que queriam doar um equipamento como dos países que viram nela uma oportunidade para combater a pobreza mediante a educação".

Segundo o responsável, "esta renovação do programa permitirá evoluir e expandir a iniciativa para outros países".
Apesar do seu preço final ter acabado por superar os 100 dólares, o preço inicialmente previsto, a fundação espera vir ainda a reduzir os custos à medida que aumenta as vendas.

De momento, a ONG já distribuiu mais de meio milhão de computadores em 31 países e espera alcançar o seu objectivo de um milhão de unidades antes do final do ano. Em 2007, a campanha permitiu arrecadar 35 milhões de dólares, provenientes das vendas no Afeganistão, Iraque, Líbano, Cambodja, Ruanda entre outros.

Na maioria dos casos, a OLPC vende os equipamentos através de acordos governamentais, sendo depois da responsabilidade dos países a distribuição dos computadores pelas crianças.