
Nem sempre os mais “desenvolvidos” são os mais protegidos e nem sempre os mais “pobres” são os menos preocupados e isso nota-se no estudo feito pela União Internacional das Telecomunicações (ITU), das Nações Unidas.
A análise concluiu que Singapura tem uma abordagem quase perfeita no que toca à cibersegurança, ainda melhor que os EUA que ficaram em segundo lugar no ranking, mas por exemplo a Índia e a China ficaram muito mais abaixo, em 25º e 34º lugar, respetivamente.
“Ainda existe uma falha evidente entre os países no que toca à preocupação, compreensão, conhecimento e capacidade de aplicar estratégias, capacidades e programas apropriados”, pode ler-se no estudo.
Ao que foi apurado, 50% dos países não têm qualquer estratégia de segurança nacional, algo que é considerado crucial pelos especialistas.
O Top 10 dos países mais bem preparados completa-se, com a Malásia, Omã, Estónia, Maurícia, Austrália, Geórgia, França e Canadá. A Rússia ficou em 11º lugar e Portugal ficou muito mais abaixo, em 56º lugar. Em último lugar no ranking encontra-se a Guiné Equatorial.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Widgetable dá mais vida ao ecrã do smartphone com widgets partilhados entre amigos ou caras-metades -
Site do dia
50 dias para desbloquear conhecimento em IA com a AI Skills Fest da Microsoft -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários