Durante o discurso de inauguração do Oracle OpenWorld, em São Francisco, na Califórnia, o co-fundador e diretor tecnológico apresentou a Database 12c Release 2, a segunda geração da plataforma de virtualização de centros de dados da empresa, com a qual a empresa quer acabar com a atual liderança dos Amazon Web Services (AWS).

De acordo com informações oficiais, esta nova plataforma vem ampliar o leque de serviços e aplicações oferecidos e permitir que terceiros possam operar as suas aplicações nos centros de dados da Oracle.

Ellison referiu que a base de utilizadores da plataforma cloud da Oracle é bastante maior do que a do Facebook, que contava com 1,71 mil milhões de utilizadores mensais ativos no final do segundo trimestre.

A imprensa internacional avança que a nova oferta de infraestrutura virtualizada da Oracle “faz sombra” à da Amazon. Nesta segunda geração da sua plataforma de virtualização, a empresa diz oferecer tecnologia “mais rápida, escalável e fiável” do que as ofertas concorrentes atualmente no mercado.

"A liderança da Amazon terminou", declarou Ellison no palco do OpenWorld, acrescentando que a rival deve preparar-se para enfrentar uma competição ainda mais forte por parte da Oracle.