Informações divulgadas hoje pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção indicam que duas pessoas foram detidas durante a operação “e-Commerce Retail Week of Action”, sob a coordenação da Europol.

Esta operação conjunta teve como propósito prevenir e combater práticas fraudulentas ao nível do comércio eletrónico.

Segundo um comunicado da Polícia Judiciária, foram constituídos vários arguidos e apreendidos cerca de 20 mil dados de cartões bancários roubados a cidadãos portugueses e estrangeiros, que iriam alegadamente ser utilizados em compras online ilegais.

Além disso, vários equipamentos informáticos e de telecomunicações, bem como bebidas alcoólicas e artigos de perfumaria foram também capturados.

Esta operação de combate à burla online, sob os auspícios da Europol, realizou-se também na Áustria, na Finlândia, na França, na Grécia, na Irlanda, na Holanda, na Roménia, em Espanha e no Reino Unido.

De acordo com o site da coligação policial europeia, foram detidas 42 pessoas sob acusações de fazerem parte de redes de cibercrime e por fraude informática, e as mais de 3.000 transações ilegais que realizaram geraram cerca de 3,5 milhões de euros.