A plataforma OSVR disponibilizou mais um modelo de óculos virtuais em open source. Os HDK2 incluem dois ecrãs OLED com resolução de 2.160 x 1.200 píxeis, que a Razer e a Sensics garantem oferecer uma experiência visual ao nível do Oculus Rift e dos HTC Vive.

O hardware é capaz de reproduzir experiências de realidade virtual a 90 frames por segundo num campo de visão de 110 graus, mas, ao contrário dos Rift, por exemplo, não integram microfone nem entrada para auriculares.

“O HDK 2 permite-nos ir ao encontro das necessidades dos fãs e jogadores de realidade virtual, ao mesmo tempo que proporciona hardware mais barato e open source aos programadores, para que possam inovar com ele", disse em comunicado Christopher Mitchel, chefe do departamento OSVR da Razer.

O preço deste equipamento vai ser inferior ao dos óculos VR topo de gama no mercado – o HDK 2 vão custar 399 dólares, cerca de 353 euros.

“Estamos numa missão para democratizar a realidade virtual, ao oferecer soluções de hardware e software abertas, a preço razoável, com elevado desempenho e com compatibilidade quase universal", atesta o responsável da marca especializada em periféricos para jogos.