As palavras são de Shawn Layden, presidente da Sony Interactive Entertainment, que na manhã desta quarta-feira se dirigiu ao Web Summit para dar um olhar sobre o futuro da realidade virtual da PlayStation, que chega a Portugal esta quinta-feira.

Em palco, as primeiras ideias que expôs são transversais a todos os profissionais da indústria: "É uma nova forma de expressão", "é um novo meio para veicular uma mensagem" e "é uma experiência transformadora" são ideias a que os experts na matéria não fogem quando são chamados a debater a tecnologia.

Mas para além da ladainha, Layden tem algumas ideias concretas sobre o que será o futuro do VR.

Antes de mergulhar neste mundo há que ter uma coisa em mente: "esta é a versão 1.0" da tecnologia, avisa. Numa fase em que o maior interesse é experimentar, o presidente da Sony IE acredita que os projetos em desenvolvimento têm de ambicionar a desbravar caminho antes de qualquer outra coisa, uma tarefa a que os simuladores como o Job Simulator se disponibilizam ao explorar as diferentes mecânicas possíveis de potenciar num ambiente virtual. "Há que fazer experiências até se descobrir os géneros mais bem sucedidos em VR".

Daqui a uma experiência plena, Layden ainda acredita que há entre 12 a 18 meses de distância. No entanto, não se inibe de atestar a qualidade do headset que a PlayStation desenvolveu e louva as fabricantes móveis pelos desenvolvimentos que possibilitaram à tecnologia. Se nos últimos anos a realidade virtual se desenvolveu como desenvolveu "foi porque as empresas do universo dos smartphones apostaram na tecnologia e melhoraram exponencialmente a experiência ao integrar a resolução dos ecrãs dos seus telemóveis em headsets de VR", disse o presidente.

Apesar da fase experimental o speaker mostrou-se otimista no palco Content Makers. "O facto de conseguirmos tornar partes do nosso próprio corpo nas partes de uma personagem de um jogo torna toda a experiência numa coisa incrível e exclusiva" e é isso que vai perpetuar a realidade virtual nos videojogos.

 

Acompanhe todas as novidades do Web Summit com o TeK e veja ainda as fotografias captadas pela equipa, em reportagem “ao vivo”, a partir do Meo Arena e da FIL em Lisboa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.