Foram 308 alunos de escolas secundárias provenientes de mais de 80 diferentes países que participaram no evento que decorreu em Kazan, Rússia, entre os quais quatro estudantes portugueses.

Ao fim de dois dias de competição, de cinco horas e três problemas cada, que colocaram à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes, Gonçalo Paredes, aluno da Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra, conseguiu uma medalha de bronze, a sexta que Portugal alcança.

Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Os melhores alunos das Olimpíadas Nacionais foram convidados para representar Portugal no CIIC, conseguindo três medalhas de prata (Gonçalo Paredes, Henrique Navas e Ricardo Pereira) e duas medalhas de bronze (Duarte Nascimento e Guilherme Penedo).

Em 2017 há uma nova edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, disputada em várias fases, e culminando na seleção dos alunos que irão representar Portugal nas 29as Olimpíadas Internacionais de Informática, que irão realizar-se de 28 de julho a 4 de agosto em Teerão, no Irão.

Portugal participa neste evento desde 1992, através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas presentemente pela APDSI.