Portugal conseguiu este ano duas medalhas de bronze na final internacional das Olimpíadas de Informática. Pedro Paredes e Francisco Machado foram os melhores classificados nacionais nas provas que decorrem em Sirmione, Itália, entre 23 e 30 de setembro.



Nas finais da 24ª edição das Olimpíadas estiveram 310 alunos do ensino secundário, representantes de 80 países, que em dois dias de competição disputaram os melhores resultados na resolução dos problemas que compunham as provas finais.



No evento foram ainda entregues os prémios relativos ao Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência, prova que apoia a preparação para as Olimpíadas Internacionais entre os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica. Aí Portugal obteve três medalhas de prata (Pedro Paredes, João Ramos e Afonso Santos) e quatro medalhas de bronze (Francisco Machado, Miguel Duarte, Pedro Silva e Rui Andrade).



Portugal participa nas Olimpíadas Internacionais de Informática desde 1992. Os bons resultados têm-se repetido em anos anteriores. Já em 2009 os alunos portugueses conseguiram uma medalha de bronze e um 2011 voltaram a conseguir.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira