Quem passou para a Tesla mil dólares para garantir a reserva de uma unidade do novo carro da marca, que será o mais barato da sua história, já sabia que a espera até poder por as mãos no volante seria longa. Mas pode ser ainda mais longa que o previsto.

Já se sabia que a produção do modelo só arranca no próximo ano. Esta quarta-feira Elon Musk, CEO da companhia, confirmou que a empresa fixou como data limite para o arranque da produção o dia 1 de julho de 2017, mas também admitiu que questões relacionadas com fornecedores vão muito provavelmente tornar a data impraticável.

Ainda que o Model 3 tenha sido desenhado para ter uma montagem mais simples que a dos outros modelos fabricados pela Tesla, o desenvolvimento das peças fabricadas por terceiros e a sua integração na linha de produção é complexa e muito provavelmente terá impacto nos planos definidos pela marca. A empresa garante que se as piores expectativas se confirmarem tem um plano B, que passa por assumir ela própria o fabrico desses componentes, avança a a Cnet.

Mesmo assim a marca acredita que no próximo ano ainda vai conseguir produzir entre 100 e 200 mil unidades do Model 3 e que em 2018 já estará a produzir 500 mil unidades do veículo. Entretanto à Tesla já chegaram quase 400 mil encomendas para o novo Model 3, que vai custar cerca de 35 mil dólares.