A iniciativa “Programação e Robótica no Ensino Básico” decorre da implementação do projeto-piloto de "Iniciação à Programação" no 1º Ciclo do Ensino Básico, responsável por envolver mais de setenta mil alunos no projeto entre 2015 e 2017.

A iniciativa conta com o apoio da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação Nacional dos Professores de Informática e da Microsoft Portugal. As atividades do programa podem ser dinamizadas na Oferta Complementar, nas Atividades de Enriquecimento Curricular ou na Oferta de Escola, sendo que esta decisão fica ao critério dos órgãos internos de cada Agrupamento.

As escolas interessadas em participar no programa devem registar-se através do formulário online utilizando as credenciais da DGEEC e têm até dia 15 de agosto para fazerem o registo. Uma vez que se encontrem a preencher o formulário, os Diretores devem indicar quais os professores que vão estar envolvidos na formação, sendo que estes devem ter um perfil adequado ao desenvolvimento da atividade na área da programação e da robótica.

Uma vez envolvidos no projeto, os estabelecimentos vão ter à sua disposição um sistema de acompanhamento e apoio presencial e online, com a realização de diversos eventos regionais e uma comunidade que vai disponibilizar um conjunto de recursos educativos digitais.