O projeto Aprender português é tão fácil do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro materializa-se num CD multimédia que funciona como ferramenta de aprendizagem para os jovens que queiram aprender o português como língua estrangeira.



Os investigadores consideram o projeto como único em Portugal, em termos educativos, didáticos e pela relação que tem com a língua materna dos estudantes - todos os conteúdos estão disponíveis e traduzidos em nove línguas, como o romeno, o russo, o ucraniano, o árabe e o chinês, além do português.



"Portugal ainda está muito imberbe no que diz respeito a dispositivos educativos a pensar na população imigrante", defende Sandra Figueiredo, investigadora e principal responsável pelo projeto. Mesmo nas escolas, refere, "são poucas as que têm programas de apoio para os estudantes que não têm como língua materna o português".



Em conversa com o TeK, a investigadora disse que o projeto não serve só para os jovens imigrantes. O CD também pode ajudar crianças portuguesas e "os alunos de Erasmus, que surpreendentemente, são aqueles que mais têm procurado o guia de aprendizagem".



Quando questionada sobre a escolha do CD numa altura em que existem recursos mais "atuais" na web e outros suportes digitais como as Pen Drives, Sandra Figueiredo contou que "a primeira versão até era para ser em papel". Os novos dispositivos chegaram a ser pensados, mas ficam para o futuro, quando o projeto amadurecer e ganhar novos conteúdos.



O CD tem exercícios de leitura, de escrita, tem informação cultural, curiosidades e jogos. Desta forma pretende-se estimular a aprendizagem de novos conceitos em alguém que tem uma base cultural e linguística diferente. "Aprender português é bastante fácil com dispositivos adequados como os que estão incluídos no projeto e que têm em conta os destinatários. Por isso, todo o material tem uma linguagem bastante acessível", contou Sandra Figueiredo.



A investigadora da Universidade de Aveiro quer agora profissionalizar a ideia através da criação de uma empresa. Nas versões futuras do "Aprender português é tão fácil" haverá uma alteração nos conteúdos e nas temáticas abordadas: "queremos virar-nos para o mercado de trabalho, com temas que ajudem as pessoas também nessas áreas".



Atualmente o CD explora 15 temas diferentes, mas todos eles relacionados com os aspetos mais comuns do dia-a-dia: alimentação, vestuário, transportes, objetos do quotidiano, entre outros.



Apesar de ter contado com o apoio exclusivo da Universidade de Aveiro e da editora, por opção própria, Sandra Figueiredo considera que no futuro o projeto terá que contar com ajudas do Ministério da Educação, sobretudo a nível de divulgação, se quiser atingir novos públicos.



O CD Aprender português é tão fácil pode ser encontrado na Staples, Worten, Fnac e balcões dos CTT, por um preço a rondar os 26 euros, que pode variar dependendo da loja.