As críticas endereçadas aos últimos portáteis da Apple estão a materializar-se numa avaliação menos positiva dos seus produtos. No ranking anual feito pela revista Laptop, a empresa perdeu agora um posto que segurava há sete anos consecutivos. Para a publicação, os notebooks da marca da maçã já não são bons o suficiente para lhe segurar o título de melhor fabricante do segmento. O primeiro lugar, de acordo com a última análise, pertence agora à Lenovo.

[caption][/caption]

Para a elaboração desta lista, que é referente aos equipamentos lançados em 2016, a Laptop baseou-se em seis critérios de avaliação: garantia, inovação, design, assistência técnica, análises e relação entre preço e qualidade. Em 100 pontos possíveis, a Apple conquistou 78, os mesmos que a Acer. A Lenovo foi classificada com 90 pontos. De acordo com a publicação, a tecnológica norte-americana perdeu a liderança devido à ausência de entradas USB nos seus novos portáteis e aos preços excessivos destes equipamentos. "Os MacBooks são finos, poderosos e bem construídos, mas é preciso uma pilha de dinheiro para os comprar e um conjunto de adaptadores para os utilizar", escreve a revista.

Por outro lado, a Laptop sublinha que a Apple é "inigualável" em termos de suporte técnico e garantia e é isso que ainda lhe garante um lugar no top cinco do ranking.

A ascensão da Lenovo, por sua vez, justifica-se com três motivos principais: a bateria duradoura dos seus equipamentos, que chega a ultrapassar as 17 horas de utilização contínua em alguns casos; o design, que se destaca especialmente nos novos displays com molduras reduzidas; e o melhoramento do suporte técnico.

A Asus, segunda marca do ranking, é destacada pela sua relação qualidade/preço, a Dell pelo seu design inovador.

Na segunda metade da lista surgem MSI, Razer, Samsung e Microsoft por esta ordem.

HP destaca-se da concorrência nas vendas de computadores

Apesar das vendas de computadores terem sofrido uma quebra no primeiro trimestre do ano, a Gartner e a IDC destacam que a HP registou números muito positivos.

A empresa conquistou o primeiro lugar do top de vendas no segmento pela primeira vez deste o primeiro trimestre de 2013. O crescimento, diz a IDC, deu-se em todas as regiões analisadas.

Segundo a analista de mercado, a tecnológica vendeu cerca de 13.14 milhões de unidades durante os primeiros três meses do ano, um valor que representa um crescimento de 13,1% face ao período homólogo e uma quota de mercado de 21,8%. A Lenovo, que conquistou 20,4% de quota surge em segundo lugar e a Dell, Apple e Acer seguem-se-lhe por esta ordem.

Recentemente, a empresa apresentou o seu novo catálogo de portáteis para 2017.