A RTP vai passar a transmitir programas dedicados aos eSports a partir da próxima sexta-feira. O anúncio foi feito na página de Facebook da estação com um vídeo que sugere a divulgação de jogos como League of Legends, Dota 2 e Counter-Strike: Global Offensive.

Para o efeito, a estação desenvolveu uma plataforma online, a RTP Arena, onde irá concentrar as transmissões em direto da Liga Portuguesa de League of Legends, conteúdos de ligas internacionais e um chat de conversação para espectadores. No site também serão disponibilizados os calendários das várias competições, tutoriais e informações detalhadas sobre as equipas e jogadores em ação. Através do RTP Play serão acompanhadas em direto e em diferido várias partidas nacionais e internacionais.

Apesar de apostar sobretudo na articulação destes novos conteúdos com o online, os programas de eSports também vão integrar a grelha de programação da RTP1, com um magazine semanal de 25 minutos sobre a atualidade nacional e internacional dos videojogos. O Magazine RTP Arena estreia esta semana, na madrugada de quinta para sexta-feira à 1h da manhã.

Apesar da profissionalização de centenas de jogadores e dos jogos de vídeo representarem uma indústria em claro crescimento - em 2014, as 25 maiores empresas de gaming faturaram quase 55 mil milhões de euros -, as competições profissionais e amadoras pouca importância têm tido para os meios de comunicação em Portugal.

Ainda que esta aposta da RTP tenha causado surpresa a muitos, quando se analisa o número de aficionados e o dinheiro que movimenta esta indústria, um projeto ligado ao gaming parece fazer todo o sentido. Para já, o feedback do público nas redes sociais tem sido muito positivo com várias pessoas a celebrar esta decisão da estação.

 

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.