O conjunto de computadores de tamanho reduzido relacionado com o movimento do it yourself tem vindo a crescer e acaba de ganhar mais uma alternativa. A proposta é feita pela Samsung e, diz a imprensa internacional, que entra em concorrência direta com o novo Raspberry Pi 3.

O Artik 10 foi anunciado como desenhado para a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), particularmente para as aplicações que exijam codificação de vídeo ou reprodução.

Com 39x29x3,5mm de dimensão, a plataforma da Samsung tem capacidade de processamento octacore, graças à combinação entre o quadcore ARM Cortex A15 a 1,5GHz e o quadcore A7 a 1,3GHz, embora integre um CPU de 32-bit, no lugar da versão de 64-bit usada no Pi 3.

Usa placa gráfica Mali T628 MP6 e tem RAM de 2GB LPDDR3, a par de uma capacidade de armazenamento de 16GB. É capaz de mostrar vídeo 1080p até 120 frames por segundo.

Em termos de conectividade, há Bluetooth, Zigbee e Wi-Fi, além de três portas USB – incluindo uma porta USB 3.0.

Este tipo de computadores é igualmente conhecido pelo seu baixo custo, mas o preço é um dado do Artic 10 que a Samsung ainda não revelou.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.