A Samsung é a última empresa a juntar-se ao rol de tecnológicas na estrada para realizar testes com carros autónomos. A empresa garantiu a autorização necessária para o efeito esta semana junto das autoridades sul-coreanas.

A decisão favorável do executivo deixa a gigante em linha com a concorrência, nomeadamente com a Google e a Apple, que já estão a testar os seus sistemas de condução autónoma.

A Samsung é a primeira empresa empresa sul-coreana do universo da eletrónica de consumo a garantir licença para a exploração de soluções de condução automatizada e vai utilizar veículos da Hyundai para ampliar as capacidades do seu leque de produtos que inclui sensores e tecnologias de deep-learning.

Apesar desta aposta ser vista pelos analistas como "tardia", a Samsung já tinha declarado interesse no segmento em 2015 com o destacamento de um equipa para um projeto de desenvolvimento de componentes para automóveis. Desde então pouco foi dito acerca do assunto até ao passado mês de outubro, altura em que anunciou a aquisição da Harman International, uma empresa norte-americana com um departamento especializado no fabrico de componentes automóveis.

A estratégia da Samsung para o segmento deverá seguir a orientação tomada pelas restantes tecnológicas. De acordo com Young Sohn, diretor estratégico da gigante sul-coreana, "não há interesse em construir carros [mas sim] em desenvolver algoritmos, sensores, e computadores modulares que tornem os carros autónomos mais fiáveis, mesmo nas piores condições meteorológicas".