A colaboração do SAPO com as universidades continua a dar frutos e mais uma vez os projectos desenvolvidos nos SAPO Labs estão a ser mostrados no Codebits, ainda em protótipo mas perfeitamente funcionais. Celso Martinho, director técnico do SAPO, mostra a sua satisfação com o desenvolvimento que a iniciativa tem tido na Universidade de Aveiro e também na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde esteve a funcionar durante este ano ainda de maneira informal.

"Sabemos que esta aposta de ligação às universidades é importante e que traz novas ideias, muitas experimentais, que podem ou não transformar-se em produtos" explica. Alguns dos projectos mais maduros já foram mostrados em edições anteriores do Codebits e outros chegam agora a este estágio.

O Verbatim foi hoje colocado online e oferece uma nova visão sobre a actualidade noticiosa, extraindo das notícias as citações directas e indirectas e orgnizando-as por tópicos e por personalidades.

[caption]Verbatim[/caption]

Desenvolvido na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o projecto tira partido de algoritmos inovadores e é totalmente automático, explorando as várias fontes de notícias online para apresentar as citações, mas também tendências, classificando a informação e apresentando um "termómetro" de cores consoante os tópicos e as citações são mais ou menos utilizadas pelas diferentes fontes noticiosas, explicou ao TeK Jorge Teixeira, um dos investigadores envolvidos.

Também da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Tendências é outro projecto que se estreia no Codebits e que usa a informação das pesquisas do SAPO para trabalhar de forma gráfica e intercruzada os termos e as tendências (passe a repetição) das buscas realizadas pelos utilizadores.

[caption]Tendências[/caption]

Sérgio Nunes, um investigador da FEUP envolvido nos dois projectos, admite que as iniciativas são protótipos já totalmente funcionais e que podem crescer para projectos autónomos, uma decisão que relega para a responsabilidade do SAPO.

Do laboratório de Aveiro, de onde já sairam projectos como o Carne p’ra Canhão, surge agora o WeOnTV, que este ano tem já maior maturidade e que projecta para o ecrã da televisão as funcionalidades dos serviços de mensagens instantâneas, permitindo a partilha de ideias e impressões com amigos sobre a imagem da emissão de TV.

Celso Martinho, director técnico do SAPO, admite que este é um projecto com grande potencial e que o desenvolvimento feito no âmbito do SAPO Labs é muito importante, tendo conseguido ultrapassar algumas das limitações deste tipo de interfaces, como a falta de um teclado no telecomando e também a motivação do utilizador em frente à TV, que é diferente da que se tem sentado ao computador.

Também o SAPO Campus, que tem vindo a ser desenvolvido com a Universidade de Aveiro, está agora numa fase de maior autonomização, e vai ser aberto a toda a universidade, podendo ainda em 2010 alargar-se a outras instituições, entre universidades, institutos e até escolas secundárias.

Este projecto traz para dentro da comunidade pedagógica uma colaboração e interligação que já existe muitas vezes de forma informal, com a colocação de videos de aulas no YouTube, ou mensagens no Twitter, embora não pretenda substituir os sistemas de e-learning.

Fátima Caçador