Nunca estivemos tão perto de Júpiter como neste sábado. A sonda espacial Juno, da NASA, realizou no dia 27 de agosto aquele que foi o seu primeiro voo tangencial sobre o gigante gasoso. De acordo com a agência espacial norte-americana, a Juno passou a cerca de 4.200 quilómetros da atmosfera nebulosa e corrosiva de Júpiter, a uma velocidade de 208.000 quilómetros por hora, relativamente à velocidade de rotação do planeta.

Percorrendo uma trajetória orbital elíptica, a Juno deverá realizar mais 35 viagens rasantes até fevereiro de 2018.

Segundo a NASA, a Juno já começou a transmitir os dados recolhidos e dentro de alguns dias deverá iniciar-se a sua análise. Esta missão vai permitir obter um maior e mais profundo conhecimento acerca do maior de todos os planetas do nosso sistema.

A sonda saiu da Terra há cinco anos, ao abrigo de um projeto de 1,1 mil milhões de dólares, e só no dia 4 de julho de 2016 alcançou Júpiter, no que foi um dos maiores passos dados nos últimos anos na esfera da exploração espacial.

De acordo com o Space.com, no final da próxima semana podem começar a ser publicadas algumas fotografias de alta resolução do planeta Júpiter, incluindo dos seus polos norte e sul.