A Sony deverá lançar em breve um novo serviço para distribuição de conteúdos online, atendendo à informação veiculada por diversas fontes. Vídeos, jogos e música deverão ficar acessíveis a partir da nova plataforma e disponíveis para vários dispositivos da marca, adianta a imprensa internacional.

O novo serviço traduzirá o empenho da marca japonesa em valorizar as suas várias valências enquanto distribuidora de conteúdos e fabricante de equipamentos, promovendo a conectividade entre os vários dispositivos e conteúdos e tirando partido dessa vantagem, hoje ainda subaproveitada.

O reconhecimento desta realidade partiu do presidente executivo da Sony Computer Entertainment, Kazuo Hirai, durante um encontro sobre estratégias que teve lugar recentemente em Tóquio. O responsável falou das vantagens competitivas de estender os serviços da PlayStation Network a outros equipamentos, fazendo desta uma oferta transversal aos seus diferentes equipamentos e um "factor diferenciador" para os produtos da companhia.

O objectivo é fidelizar os clientes à marca, promovendo a integração dos diferentes equipamentos e serviços. Sobre as alterações que conduzirão a um melhor aproveitamento de sinergias ainda não se conhecem muitos pormenores, sabendo-se apenas que a interacção esperada poderá envolver os televisores Bravia, telemóveis, o leitor de ebooks Reader, entre outros dispositivos.

O recente lançamento do Aino - o telemóvel que interage com a PS3 - terá de ser visto como mais um passo nesta caminhada para a integração de diferentes equipamentos.

Outra novidade - já confirmada em entrevista a alguns meios internacionais - passa pelo lançamento de um serviço por subscrição para a PlayStation Network, uma espécie de conta Premium, à semelhança do que acontece com o Xbox Live Gold e que pode ser ancarado como mais um passo no sentido da integração de conteúdos.

Embora não tenham sido avançados grandes detalhes sobre o novo serviço "Premium", a empresa já confirmou que este vai contemplar a disponibilização de vídeos, jogos, música, software e serviços online, e poderá estender-se a outros equipamentos para além da consola. O lançamento é esperado para 2010 e a empresa já garantiu que os conteúdos actualmente disponibilizados continuarão a ser gratuitos. Falta saber a que países chegará a nova oferta e datas mais concretas.

Ainda no que respeita à PlayStation, outra das novidades mencionadas passa por dotar a PS3 da capacidade de reproduzir jogos e filmes a 3D, em Blu-ray - por via de um software que será disponibilizado online.

Mas as declarações de Kazuo Hirai prestam-se a várias interpretações e desde que foram feitas têm dado azo a várias teorias, sobre a forma como a Sony vai concretizar todas as possibilidades sobre as quais falou e os objectivos de disseminar conteúdos entre as suas várias plataformas. Há já quem especule sobre a concorrência com o iTunes e a criação de um serviço permita descarregar música, filmes, jogos, livros e outras aplicações para telemóveis.

A Sony Portugal não adiantou mais detalhes sobre os boatos que correm na imprensa internacional, mas o TeK sabe que o mercado nacional espera novidades ao nível dos conteúdos e ainda ontem foi disponibilizada uma actualização para a PS3 que permite o acesso ao Facebook a partir da consola.