A plataforma Symbian passou a ser completamente open source, comunicou ontem a Fundação com o mesmo nome, que ao longo dos últimos dez meses preparou todo o processo de abertura do sistema operativo à comunidade de programadores.



Durante o período foi preparada toda a informação necessária para que a comunidade possa trabalhar sobre a base de software que corre em smartphones da Nokia, Samsung, Sony Ericsson e outras marcas móveis.



A versão que agora fica disponível diz respeito ao Symbian^3, que se encontra em fase de
finalização e que antecede a próxima grande actualização do sistema, planeada ainda para o final deste ano e para a qual a Nokia já apresentou uma proposta que pressupõe algumas mudanças ao nível da interface e da organização do próprio sistema.



Recorde-se que em Outubro de 2009 já tinha sido divulgado o código-fonte do Kernel do SO e antes disso outras componentes também já tinham ficado acessíveis nos termos da Eclipse Public License.



A Fundação sublinha a importância do passo dado com a abertura do sistema operativo, utilizado em mais de 330 milhões de dispositivos em todo o mundo. A abertura total do sistema acontece quatro meses antes do previsto.