Há os túneis subterrâneos de Elon Musk para fugir ao trânsito, mas a Uber também tem uma proposta. Chama-se UberAIR e, de acordo com a empresa que o criou, é um serviço que vai mudar a forma como nos deslocamos nas cidades. A "estreia" está prevista para 2020, em Los Angeles.

O diretor de produção da Uber, Jeff Holden, subiu ao palco central do Web Summit, na Altice Arena, e apresentou aquilo que acredita ser “o próximo estágio do transporte urbano”: um veículo com capacidade para levantar voo e aterrar verticalmente, movido a energia elétrica e que apenas produz 25% do ruído de um helicóptero.

Tendo em conta que, segundo estimativas da ONU, atualmente metade da população mundial vive em cidades e que em 2045 esse número subirá para perto de 66% (cerca de seis mil milhões de pessoas nos centros urbanos), a Uber considera que não se pode esperar mais tempo para se encontrar e colocar em marcha um novo paradigma de mobilidade urbana.

O novo veículo proposto - a que a Uber chama VTOL, para Vertical Take-Off and Landing - assemelha-se muito a um helicóptero, com a diferença de, em vez de uma hélice no topo e outra na cauda, é movido por um par de asas planas e perpendiculares ao corpo da aeronave e que são capazes de se mover num ângulo de 90 graus, permitindo  aterrar e levantar voo na vertical.

Este projeto deverá, segundo Holden, funcionar da mesma forma que o UberPool: será um meio de transporte partilhado. Segundo o vídeo divulgado durante a intervenção do gestor, o VTOL tem capacidade para transportar até quatro passageiros.

Numa primeira fase, a empresa norte-americana prevê que o VTOL seja pilotado por um humano, mas o objetivo último é que este seja um veículo autónomo. Quanto a preços, a intenção é fazer com que viajar de UberAIR seja mais barato do que viajar no próprio carro. Isto porque o VTOL, diz a empresa, terá uma maior autonomia, exigirá menos manutenção e os custos da viagem poderão ser partilhados entre passageiros.

Estima-se que o serviço, que deverá arrancar em 2020 em Los Angeles, seja lançado com o mesmo “preçário” do UberX, ou seja, entre 8 a 12 euros por 10 quilómetros. Além disso, por se mover a energia elétrica, este transporte não emite gases nocivos para ambiente, algo que, de acordo com o orador, é uma grande preocupação

Para materializar este novo conceito de transporte urbano, a Uber reuniu à sua volta várias empresas do setor automobilístico e mecânico que a vão ajudar a concretizar as previsões de veículos voadores que vemos no épico da ficção-científica Blade Runner.

De entre os vários parceiros, Holden destacou a NASA, que afirmou ser “um parceiro que precisamos para tornar a UberAIR uma realidade”.

Apresentação do UberAIR acontece no mesmo dia em que os trabalhadores da Uber, da Cabify e da Chofer estão em greve em Portugal, como forma de protesto contra a atitude adversa das autoridades policiais relativamente a estes serviços e para alertar o Governo português para a urgência de avançar com legislação para este tipo de serviços.

O Web Summit decorre até dia 9 de novembro e o TEK está a acompanhar os momentos mais importantes, nomeadamente em imagens. Veja a edição de 2017 do evento "por dentro".

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