Esta aliança criou um novo padrão chamado Open Coherent Accelerator Processor Interface, ou OpenCAPI, uma interface que foi criada para democratizar o acesso a tecnologia que permita otimizar a performance dos servidores dos centros de dados.

As informações são avançadas pela Reuters, que explica que o OpenCAPI vai possibilitar que os centros de dados possam mais rápida e facilmente dar conta dos volumes de dados avassaladores e que crescem exponencialmente, gerados com a emergência de novas tecnologias como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas.

A Google, a IBM, a Hewlett-Packard, a NVIDIA e a Advanced Micro Devices são algumas das tecnológicas que compõem este consórcio.

Segundo a mesma fonte, estas empresas fazem tenções de disponibilizar ao público esta nova interface até ao final do ano. São esperados servidores e outros produtos com o OpenCAPI durante o segundo semestre de 2017.

A Intel optou por ficar de fora desta aliança. Segundo a Reuters, a maior fabricante de processadores do mundo é conhecida pela sua abordagem protecionista às próprias tecnologias e pela sua “resistência” aos padrões abertos a todos.