Já há data para o lançamento comercial do primeiro televisor 4K da Sony. Depois da Toshiba e da LG apresentarem os seus televisores ultra-HD é a vez da Sony - que até agora marcava presença com equipamentos 4K apenas no mercado de videoprojectores - anunciar a chegada às lojas de uma TV para os mais exigentes em matéria de resolução de imagem.

O novo televisor mede 84 polegadas (de diagonal) e está equipado com um painel LCD 4K (3840 x 2160), "com aproximadamente 8,29 megapixéis, uma resolução quatro vezes superior ao standard Full HD", descreve a fabricante num comunicado oficial.

A novidade tem chegada ao mercado nacional agendada para dezembro, confirmou ao TeK fonte da empresa em Portugal, mas os preços ainda não são conhecidos.

Além da imagem de alta resolução, o equipamento promete um desempenho acima da média em matéria de som - recorrendo a uma combinação de um sistema de colunas laterais ("10 Unit Live Speaker") com uma tecnologia exclusiva de processamento de sinal de som, que "permite obter um potente som de alta qualidade tridimensional", para aquilo que a Sony descreve como "uma experiência imersiva, totalmente diferente da dos televisores convencionais".

[caption][/caption]

O motor incluído no dispositivo tem capacidade de reproduzir uma variedade de conteúdos com diferentes resoluções, "como vídeos HD de emissões digitais ou discos Blu-ray, em deslumbrantes imagens nítidas e de alta qualidade, com resolução 4K", garante a fabricante.

A falta de conteúdos especialmente concebidos para tirar total partido das capacidades destes equipamentos será uma das principais dificuldades sentidas por quem já aderiu à tecnologia, mas COO da Sony Electronics, citado pela AP, desvalorizou o "problema", afirmando que a situação não era diferente da que se verificou quando foram lançados os leitores de cassetes, os CDs ou os DVDs.

"É uma questão que se levanta sempre que lançamos uma nova tecnologia: onde estão os conteúdos?", disse Phil Molyneux à imprensa, num evento em Nova Iorque, acrescentando que os conteúdos acabam depois por ser trazidos para o mercado na sequência dos lançamentos.

E a verdade é que os primeiros exemplos de conteúdos e equipamentos destinados à captação dos mesmos já começam a marcar presença no mercado, como o TeK teve oportunidade de detalhar recentemente numa montra dedicada ao 4K.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes