Já se sabia que a novidade estava em desenvolvimento e este domingo foi a vez do anúncio de confirmação. Em conferência de imprensa, Elon Musk garantiu que a Tesla fez “grandes melhorias” à funcionalidade Autopilot dos seus carros elétricos.

O modo mais próximo de guiar um carro autonomamente no mercado vai agora assentar num sistema de radares como fonte primária de informação, a par das câmaras e de outros sensores já existentes.

Os radares tinham sido adicionados aos carros da Tesla há dois anos, mas como um recurso adicional ao sistema de câmaras. Com o Autopilot 8.0 passam a ser um recurso principal na avaliação das condições de condução e da estrada.

A atualização, que traz outras pequenas melhorias - mais de 200, segundo o CEO da Tesla -  vai ser disponibilizada nas próximas semanas via over-the-air (OTA).

Com as alterações, a Tesla quer aumentar a segurança da função de piloto automático dos seus carros elétricos e evitar acidentes, como o que resultou na morte de um condutor. “Estamos a fazer uma utilização mais eficaz dos radares”, considera Elon Musk.