Depois de no passado mês de outubro ter apresentado uma linha de portáteis, a Apple pode estar agora prestes a revelar uma nova gama de desktops.

A confirmação de que a empresa está efetivamente a trabalhar no desenvolvimento de novos Mac foi dada pelo próprio Tim Cook em resposta à questão de um funcionário da empresa, publicada na semana passada através de um quadro de comunicação interna.

"Os desktops pertencem a boa parte da nossa estratégia. É um produto único, em comparação com o notebook, porque podemos integrar mais e melhor performance num desktop", disse o CEO, esclarecendo ainda que apesar "de alguns jornalistas terem levantado questões sobre o compromisso" da Apple para com o Mac, a tecnológica tem "desktops excelentes nos planos".

Nesta resposta aos colaboradores, Cook não é claro acerca de quais os computadores que ainda fazem parte dos planos da empresa, embora haja vários modelos que não conhecem uma atualização há vários anos. O Mac mini foi renovado pela última vez em 2014, o Mac Pro em 2013 e o iMac, mais atualizado do que o restantes, em 2015. Este ano, nenhum dos computadores fixos mereceu atenção da Apple.

Com uma grande comunidade de consumidores profissionais, dedicados aos ofícios das artes e da edição, a gigante tecnológica terá, eventualmente, de assumir declaradamente a sua posição relativamente aos desktops. Já este ano, a Microsoft apresentou uma alternativa viável aos computadores fixos da Apple e se a empresa não se apressar a atualizar a gama, corre o risco de assistir a uma migração para os equipamentos da concorrência.