O polémico serviço digital de transportes está a procurar ganhar “massa crítica” no mundo dos carros de condução autónoma, para tentar conquistar terreno num mercado que atrai cada vez mais atenções e onde tecnológicas e fabricantes se digladiam pela liderança.

Nesse sentido, a Uber anuncia agora a compra da Geometric Intelligence, que, de acordo com o MIT, é uma startup especializada no desenvolvimento de Inteligência Artificial que requer uma quantidade muito menor de dados para reconhecer objetos e adaptar-se a novas situações, comparativamente às tecnologias existentes.

O montante envolvido na transação não foi desvendado, mas um porta-voz da Uber, citado pelo The Verge, explica que a aquisição da startup vai permitir à plataforma digital criar o Uber AI Labs, uma divisão que se vai ocupar do desenvolvimento de um sistema de condução automática (piloto automático) e de outras vertentes do negócio, como a otimização da funcionalidade de acompanhamento do pedido feito atraves do serviço UberEATS.

A Europa pode, em breve, vir a converter-se num autêntico “campo de batalha” da condução autónoma. Recorde-se que a Uber está a planear trazer a sua frota de carros autónomos para o continente, começando por Londres, e que a BMW já anunciou que pretende colocar uma frota de cerca de 40 veículos que se conduzem a eles mesmos a percorrer as ruas de Munique em 2017.

Em parceria ou a solo, empresas tecnológicas e grandes nomes da indústria automóvel procuram avidamente deitar a mão à liderança de um sector onde a competição aumenta “de vento em popa” e não mostra quaisquer sinais de abrandamento.