A mais recente edição do Ubuntu já está disponível. A Canonical anunciou o lançamento da versão 8.10 do software referindo que tanto a edição para desktop como para servidor incluem grandes melhorias face às edições anteriores.

Para os utilizadores da versão desktop, o update integra suporte a hardware com ligações 3G, o que permite que os utilizadores migrem de forma facilitada de redes com fios e Wi-Fi para redes de 3G enquanto se deslocam.

Outra novidade é a possibilidade do sistema operativo poder ser partilhado com outros utilizadores através de uma sessão como guest. O "visitante" pode navegar na Internet, aceder ao email ou executar outras tarefas sem prejudicar a segurança ou integridade dos dados do dono do computador.

Caso fique satisfeito com a experiência, pode gravar a edição do Ubuntu em qualquer dispositivo USB e instalá-lo no seu próprio computador, ao invés de ter que gravar o sistema num CD ou DVD.

O update adiciona o acesso à programação da BBC, com transmissão em alta definição nas aplicações de multimédia do software.

Segundo a Canonical, o interface gráfico Gnome, que surge na versão 2.24, foi também melhorado para esta última edição.

No que se refere à versão server, foram melhorados o suporte à virtualização, em parte graças ao projecto JeOS, lançado pela própria Canonical. Foi incluindo um assistente que facilita a criação de máquinas virtuais, e o suporte a armazenamento Raid.

A segurança é um dos pontos centrais desta versão, assim como as ferramentas de encriptação, compilação, report e firewall. Entre as novidades destaca-se a integração do programa de anti-virus ClamAV e do SpamAssassin.

Segundo Jane Silber, chief operating officer da Canonical, "a versão para servidor abrange cloud computing, virtualização, servidor de email, novas capacidades Java e outras ferramentas que irão ajudar programadores e administradores de sistemas".