Na experiência vão ser usadas versões modificadas do Volvo XC90, que vão ser equipadas com computadores, câmaras e sensores, recursos que vão ajudar a tornar autónomas as operações que num veículo normal são realizadas pelo condutor.

Numa primeira fase o teste vai envolver um número muito reduzido de veículos com um sistema de condução semiautomático, que os britânicos serão convidados a experimentar. Em 2018 a ideia é alargar o piloto e envolver 100 carros na experiência, que nessa altura já servirá para testar o modo de condução automática.

Em declarações citadas pela imprensa britânica, a Volvo defende que este será o “teste mais ambicioso de tecnologia de condução autónoma já realizado nas estradas do Reino Unido.

Quando a experiência da Volvo for para a estrada é possível que a empresa tenha a companhia de outros fabricantes, uma vez que o país está a preparar-se para acolher este tipo de experiências.

Nesse sentido, em março foi aprovado um projeto que prevê a criação de um corredor entre Dover e Londres para circulação de veículos autónomos. O The Guardian avançava na altura que, além da ligação Dover-Londres, o Governo está também a preparar estradas em Greenwich, Milton Keynes, Coventry e Bristol para acompanhar o mesmo tipo de testes.

Entretanto sabe-se que a Nissan vai fabricar no Reino Unido o seu primeiro carro sem condutor e fala-se noutras marcas como candidatas a usar o país enquanto plataforma de testes destes novos sistemas, como a Land Rover e a Jaguar.   

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.