A Intel apresentou esta quinta-feira a sua nova família de processadores Core vPro 2010 para empresas, prometendo uma linha de produtos capaz de dar resposta às actuais exigências aplicacionais do ambiente corporativo.

Tal como as linhas apresentadas recentemente para o mercado residencial, os processadores Core i5 vPro e Core i7 vPro integram tecnologia Turbo Boost e Hyper Threading.

Acrescentam-se funcionalidades específicas para o segmento empresarial, como Anti-Theft (Intel AT 2.0) e Video KVM Remote Control.

A versão 2.0 da Anti-Theft permite a utilização de soluções codificadas para impedir o acesso a chaves criptográficas via hardware, de forma a bloquear por completo o acesso aos dados, além de simplificar a "reactivação" do PC se este entretanto for recuperado.

No que diz respeito às funcionalidades, igual destaque para a administração remota de equipas, recorrendo à Remote Encryption Management ou ao KVM Remote Control, que permitem que o administrador possa controlar os postos de rede, percepcionando qualquer problema no sistema.

A plataforma Intel Core vPro inclui o novo chipset Intel Q57 Express, além da solução Gigabit Ethernet Intel 82577LM para computadores portáteis ou Intel 82578DM, no que diz respeito aos computadores desktop.

"As empresas, particularmente aquelas que não compram PCs há vários anos, enfrentam um ambiente informático que já não consegue lidar com as aplicações que muitos estão actualmente a adoptar, referiu Rick Echevarria, vice-presidente da unidade de arquitectura da Intel e director-geral da divisão de plataformas empresariais, durante a apresentação dos novos processadores.

O responsável fez questão de salientar que a tecnología vPro trará às TI "a flexibilidade necessária para disponibilizar ferramentas de virtualização através da nuvem".