O Windows 8 está a gerar baixos níveis de tráfego de Internet em comparação com a quota de navegação que foi produzida pelo Windows 7 um mês depois de ter sido lançado no mercado. As 40 milhões de licenças que a Microsoft diz ter vendido parecem não se traduzir em usabilidade por parte dos utilizadores.

A Microsoft disse que o Windows 8 está a vender mais rápido que o Windows 7. Mas um estudo da StatCounter mostra que no primeiro mês que se seguiu à data de comercialização, o Windows 7 era responsável por 4,93% do tráfego total da Internet, enquanto no mesmo espaço de tempo o Windows 8 apenas foi responsável por 1,31% da navegação online.

As diferenças são ainda maiores quando a análise é apenas relativa aos EUA, um dos principais mercados da Microsoft. A realidade mostra que no primeiro mês pós-comercialização o Windows 8 foi responsável por 1.77% do tráfego gerado na rede, enquanto em 2009, o Windows 7 atingiu uma quota de 5.21% no mesmo intervalo de tempo.

O diretor executivo da StatCounter, Aodhan Cullen, explica a discrepância do estudo e dos números revelados pela gigante de Redmond afirmando que as vendas anunciadas pela Microsoft podem ter nas fabricantes uma grande parte da explicação e não nos utilizadores finais. Aodhan Cullen acredita que depois da época natalícia, o tráfego gerado pelo Windows 8 vai aumentar rapidamente.

Mas nem tudo é negativo para o novo sistema operativo Windows no estudo revelado. A análise da empresa detalha que o Windows 7 teve mais um mês de fase beta e que no momento da comercialização, o sistema operativo já era responsável por 2,21% da navegação total da Internet, crescendo 223% no primeiro mês. O crescimento do Windows 8 no primeiro mês foi de 345%, pois no momento da comercialização o sistema operativo apenas era responsável por 0,38% da navegação total.

Os dados da StatCounter são baseados em 15 mil milhões de páginas visualizadas da rede de três milhões de sites que trabalham com a empresa analista.

No comunicado enviado, a StatCounter destaca um fator que pode ajudar a "pintar" o quadro completo. O primeiro mês de comercialização do Windows 8 foi marcado pelo desastre do furacão Sandy que condicionou em alguns casos o acesso à Internet e deixou inclusive alguns sites offline. Este acontecimento pode ter condicionado percentualmente o desempenho do novo sistema operativo da Microsoft.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.