É já nos próximos dias 25 e 26 de março que a FIL (Feira Internacional de Lisboa) abre portas àquele que será o maior evento de eSports alguma vez feito em Portugal. Numa arena com espaço para 4.000 pessoas, o Xploit eSports Masters servirá de palco a um evento principal de League of Legends (LoL) que terá 25 mil euros em prémios para entregar aos vários vencedores.

Com a indústria dos videojogos a movimentar, atualmente, mais dinheiro do que os sectores cinematográfico e musical em conjunto, os responsáveis pela organização estimam que o Xploit conte com, pelo menos, 30 mil visitantes entre os dois dias. Para garantir a afluência, a FIL vai também abrir um espaço em torno do palco principal onde serão dinamizadas várias experiências em parceria com marcas conhecidas no segmento, como a Acer e a AOC.

[caption][/caption]

Com presença confirmada estão 40 jogadores de LoL que serão reponsáveis por dar espetáculo nos quatro jogos dos quartos-de-final, nos dois das semifinais, no jogo de apuramento do terceiro e quarto lugar e, claro, na grande finalíssima. O sorteio das primeiras eliminatórias vai decorrer no próximo dia 18 de março. Até lá, 64 equipas portuguesas e 256 provenientes de outros países europeus vão competir nas várias eliminatórias.

Face ao maior evento de videojogos realizado em território nacional, João Semedo, da PineSports, esclareceu que “isto não é uma Lisbon Games Week, é um evento puro e duro de eSports que dá prioridade à parte competitiva. [Contrariamente à Lisbon Games Week] Aqui, os desportos eletrónicos são o core do evento”.

Neste sentido, a organização garante ainda que o Xploit não será exclusivamente dominado por League of Legends. Paralelamente à competição principal, Pedro Ferreira, co-organizador da iniciativa, esclarece que haverá espaço para torneios de outros videojogos que serão “anunciados a seu tempo”.

Os bilhetes para o Xploit eSports Masters vão estar em pré-venda a partir da próxima segunda-feira, dia 13 de fevereiro, por 12 euros em regime diário e 20 euros pelos dois dias do evento. Posteriormente, os valores aumentam para 15 e 25 euros, respetivamente. Para os mais entusiastas há ainda um pack vip de 50 euros que dá acesso a um bilhete de dois dias, uma mochila, uma t-shirt, uma pulseira e uma experiência exclusiva que ainda não foi anunciada.

Os que não puderem marcar presença poderão ainda assistir às principais partidas através de canais dedicados no Twitch. Ao todo, são esperadas pelo menos 200 mil visualizações na plataforma.

 

Nota de redação: O evento foi adiado para os próximos dias 23 e 24 de setembro. Num comunicado emitido no dia 9 de março, a organização justifica o adiamento com razões alheias à sua responsabilidade.