SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 09 Dez 2009 às 11:42

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Beta do Chrome para Mac e Linux já disponível

Desde ontem que é possível descarregar a beta do browser da Google em versão compatível com os sistemas operativos Mac e Linux. A empresa diz-se "orgulhosa da velocidade" do software.

Já estão disponíveis as betas do Chrome para Mac e Linux, anunciou ontem a Google no blog dedicado ao browser. De entre as características destaca-se, por um lado, a velocidade e, por outro, a indisponibilidade das extensões na versão para Mac.

Na mensagem em que dá conta do lançamento, a Google diz que o processo demorou mais do que o previsto, mas está "orgulhosa da velocidade" do Google Chrome para Mac e explica que na versão para Linux, se focaram também na "velocidade, estabilidade e segurança" para conseguir uma "boa integração com o sistema nativo".

As versões, até agora disponíveis apenas para programadores, atingiram um nível de velocidade, estabilidade e segurança que permite apresentá-las ao público em geral, explica a Google, mas algumas das funcionalidades não se encontram ainda acessíveis.

As extensões - consideradas uma das grandes novidades do Chrome 4.0, permitindo uma maior personalização do browser - não são ainda suportadas pela versão para Mac SO. A Google explica que as extensões ainda não estão prontas para integrar a versão beta, mas que poderão ser testadas "em breve" numa versão para programadores.

À semelhança destas, também a gestão e a sincronização de favoritos, a opção de full-screen, ou a visualização de PDFs, ficam ainda de fora desta versão do Chrome para Mac.

A versão para Linux é "rápida, segura, estável, simples, conta com extensões e oferece suporte para normas abertas como o HTML 5", pode ler-se na nota de lançamento da beta do Chrome para Linux. A empresa destaca a integração com os temas GTK nativos e a gestão automática dos updates do browser pelo sistema operativo.

Outra das novidades apresentadas ontem para o Chrome é a galeria de extensões, que abriu com mais de 300 opções disponíveis para os utilizadores Windows e Linux.


Vídeos

Votações

Todos os dias são lançadas milhares de aplicações novas para dispositivos móveis. Quantas apps já instalou no smartphone ou tablet?

VotarVer Resultados

Glossário

FTPVer

Com. Iniciais de File Transfer Protocol, ou protocolo de transferência de ficheiros. Antes do advento da web e do respectivo protocolo (HTTP), era o protocolo mais usado na transferência de informa ...

Glossário

Tags

4545 resultados
1450 resultados
1427 resultados
1128 resultados
541 resultados