SAPO Tek

Publicado 01 Fev 2003 às 11:05

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Computador Deep Junior ganha a Kasparov em jogo de xadrez

Devido a um engano, Garry Kasparov perdeu na quinta feira o terceiro de uma série de jogos de campeonato de xadrez com o supercomputador Deep Junior. O jogador humano sacrificou um peão, o que o deixou vulnerável e a máquina aproveitou-se desse erro.

Garry Kasparov perdeu ontem o terceiro de uma série de jogos de campeonato de xadrez realizados contra o supercomputador Deep Blue ao cometer um erro que lhe foi fatal, noticiou a agência Associated Press.

O famoso jogador de xadrez sacrificou um peão, uma das suas peças menos poderosas, na tentativa de fortalecer a sua posição. Mas essa decisão deixou-o vulnerável e permitiu que a máquina tirasse partido do erro. Vislumbrando poucas hipóteses, Kasparov concedeu a derrota.

A série de seis jogos está dividida em sessões de 1 jogo e meio cada. No Domingo passado, Kasparov ganhou o primeiro jogo. O segundo, realizado na terça-feira, resultou num empate. O próximo jogo terá lugar amanhã. Kasparov, de 39 anos, afirmou que por vezes se cansa durante os jogos, que podem durar durante horas, ao passo que o computador está sempre operacional.

O jogo está a ser monitorizado pela Federação Mundial de Xadrez, que irá pagar 500 mil dólares a Kasparov e ainda outros 300 mil dólares caso vença o Deep Junior, que não perdeu um jogo contra um humano nos últimos dois anos.

Os jogos podem ser acompanhados em directo a partir do site da Web da X3D Technologies, um dos patrocinadores do evento. Garry Kasparoc foi derrotado pelo supercomputador Deep Blue da IBM em 1997. Contudo, o jogador afirma que o computador poderá ter recebido ajudas de humanos.

Notícias Relacionadas:
2000-08-29 - Deep Blue atinge estatuto de celebridade


Vídeos

Votações

O 5play (5 serviços telecomunicações num único pacote) está a ganhar adeptos. Fez alguma alteração ao seu tarifário no último ano?

VotarVer Resultados

Glossário

Cristais líquidosVer

Hard. Designa uma tecnologia que usa cristais líquidos em vez de raios catódicos para criar ecrãs de exibição de informação. Os cristais líquidos são usados pelas suas propriedades de reacç ...

Glossário

Tags

3439 resultados
1721 resultados
1317 resultados
727 resultados
355 resultados