SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 11 Jun 2010 às 10:34

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Falha de segurança que expõe donos do iPad investigada pelo FBI

Mais de 100 mil endereços de email de utilizadores do iPad terão sido expostos devido a uma falha de segurança da AT&T, mas onde a Apple pode ter também contas a prestar.

A responsabilidade pode ser partilhada entre a Apple e a AT&T para uma falha de segurança que terá exposto informação de endereços de email de mais de 100 mil utilizadores do tablet iPad. O FBI já está a investigar.

A falha foi identificada pelo grupo Goatse Security, que pertence à GNAA (associação norte americana de gays e negros). Os hackers terão recorrido a um script de PHP para recolher dados no site da operadora, conseguindo ter acesso a endereços de email depois de terem conseguido adivinhar nomes de donos de iPads, que lhes permitiram descobrir a identidade dos cartões SIM, como se explica no site.

A autenticidade da informação foi verificada enviando a dois dos proprietários listados a informação do ICC ID (o circuito de identificação do cartão SIM) contida no documento – que está associado com a conta do iPad 3G.

Entre os 114 mil nomes identificados contam-se executivos de topo de várias empresas mas também do Governo e até militares. A informação foi inicialmente revelada através da GAWKER, que publicou extractos das listas de emails que reproduzimos abaixo e a imagem que usámos como destaque, com a palavra iLeak.

emails

A Goatse Security notificou a AT&T sobre a falha identificada e o processo usado e a questão terá sido rapidamente resolvida. Entretanto a AT&T já reconheceu o problema de segurança e o FBI decidiu abrir uma investigação, embora esta esteja apenas no inicio e não existam ainda desenvolvimentos.

Na informação revelada, o grupo aponta as culpas desta falha de segurança à AT&T, mas não deixa de fora a Apple, sobretudo porque é a esta empresa que cabe a protecção dos dados dos seus clientes, mas também por limitar as opções de ligação de rede 3G à operadora norte-americana.

O grupo já antes tinha conseguido a atenção dos média quando descobriu falhas de segurança nos browsers Safari e Firefox, para além de ter identificado falhas no sistema de classificação da Amazon.


Vídeos

Votações

Das aplicações que batem recordes de downloads, qual a que mais tem usado este verão?

VotarVer Resultados

Glossário

ADPCMVer

Hard. Abreviatura de Adaptative Differencial Pulse Code Modulation. Método de codificação e digitalização de som que ocupa menos espaço do que o PCM (Pulse Code Modulation) usado nos formatos AI ...

Glossário

Tags

4800 resultados
1761 resultados
1201 resultados
790 resultados
437 resultados