SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 06 Mar 2012 às 17:59

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Hackers do LulzSec presos após denúncia de ex-líder

(Alterada) Elementos do LulzSec foram esta terça-feira formalmente acusados pelo FBI. Na origem da operação estão as denúncias feitas por aquele que se apresentado como o ex-líder do grupo de hacktivistas: Hector Xavier Monsegur, conhecido como Sabu.

(Alterada) Em resultado de uma operação concertada a nível internacional, o FBI entregou esta terça-feira em tribunal acusações contra vários elementos do LulzSec. Os membros do grupo terão sido denunciados por “um dos seus”, mais precisamente por aquele que é apresentado como o líder do movimento hacktivista: The Real Sabu. As detenções feitas em setembro (e outras mais recentes), já aconteceram em resultado desta "colaboração".

Hector Xavier Monsegur, seu nome verdadeiro, ajudava nas investigações do FBI desde junho, altura em que terá sido detido e em que acabou por admitir ser o líder da organização que em abril surgia nos cabeçalhos das notícias, devido ao caos gerado na PlayStation Network.

Da lista de "vítimas" do LulzSec fizeram também parte o site da Nintendo, as redes de televisão norte-americanas Fox e PBS e o próprio FBI e a CIA, entre outros.

Tal como apareceu, em junho (precisamente) o grupo anunciava que era altura de deixar a cena mediática e abandonar o mundo do hacking.

Da colaboração entre Sabu e o FBI resulta a acusação de conspiração de Ryan Ackrodyd, conhecido como Kayla; Jake Davie, conhecido como Topiary; Darren Martyn, conhecido como pwnsauce; Donncha O’Cearrbhail, conhecido como Palladium e Jeremy Hammond, conhecido como Anarchos.

O The New York Times reporta que, paralelamente, deu também entrada no tribunal de Nova Iorque o processo em que Hector Xavier Monsegur assume a culpa por 12 crimes, nomeadamente “por acesso não autorizado a computadores”.

Para o julgamento de Sabu importará a referência à "colaboração de vários meses com as autoridades norte-americanas", como é mencionado no mesmo processo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Nota de redação: O texto foi alterado para especificar a natureza da operação conduzida pelo FBI que, ao contrário do relatado inicialmente, esteve relacionada com a apresentação formal da acusações em tribunal, e não com detenções.


Vídeos

Votações

Qual foi na sua opinião o maior fracasso de 2014?

VotarVer Resultados

Glossário

FiltroVer

Soft. Um programa (ou um conjunto de características dentro de um programa) que intervém na comunicação e/ou leitura de dados e que depois escreve os dados resultantes num dado dispositivo de saí ...

Glossário

Tags

3440 resultados
1939 resultados
1726 resultados
1318 resultados
728 resultados