SAPO Tek

Publicado 24 Ago 2010 às 17:40

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

iMac com ecrã táctil a caminho?

A Apple apresentou um pedido de registo de patente que poderá dar origem ao primeiro iMac de ecrã sensível ao toque, que deverá correr tanto o Mac OS X como o sistema operativo móvel usado em dispositivos como o iPhone, iPod Touch ou iPad.

A Apple apresentou um pedido de registo de patente para aquilo que poderá vir a ser o primeiro iMac de ecrã sensível ao toque, afirmam hoje vários meios de comunicação internacionais.

A notícia foi avançada ontem pelo site Patently Apple, que se dedica a acompanhar as movimentações e tendências da empresa com base nos registos de patentes efectuados pela mesma.

De acordo com esta fonte, o processo de registo terá sido discretamente iniciado na Europa em Janeiro, altura em que a maior parte das atenções se encontravam voltadas para a expectativa em torno do lançamento do tablet da marca, o iPad.

Os responsáveis pelo site afirmam agora estar em condições de afirmar a existência de um pedido de registo por parte da Apple para aquilo que designam como um iMac Touch, e publicam imagens onde são apresentadas algumas das características do dispositivo, tais como a oscilação do ecrã, que permite a sua utilização tanto na vertical como na horizontal.

Imagem do Patently Apple

Outro dos dados curiosos apresentados é a possibilidade do computador alternar entre os dois sistemas operativos da marca, o Mac OS X (que acompanha os computadores da marca) e o iOS, usado em dispositivos móveis como o iPhone, iPod Touch ou o iPad - o que permitirá trazer para os generosos ecrãs do iMac jogos e ebooks concebidos para as plataformas móveis da marca, realçam.

O pedido de registo da patente, designada "Transitioning with modes of input", terá sido entregue na World Intellectual Property Organization, em Genebra, na Suíça, a 14 de Janeiro.

De acordo com a informação apresentada, o computador, na sua configuração "standard" correrá Mac OS X, com ajuda de periféricos como os teclados e ratos da marca, mas na altura em que o utilizador pretenda tirar maior partido do interface táctil este automaticamente passará a recorrer à plataforma criada para os dispositivos móveis da Apple, o iOS.

A transição poderá ser feita apenas mediante a alteração da inclinação do ecrã, uma vez que este vai dispor de acelerómetro e de sensores que lhe permitem detectar a posição em que se encontra e adaptar o software usado em função da mesma.

A notícia que está a dar que falar na imprensa especializada por fazer adivinhar a criação de um dispositivo deste género por parte da Apple, chega na mesma semana em que foi dada a conhecer um outro pedido de registo de patente por parte da empresa: um sistema destinado a bloquear gadgets da marca onde se tentem instalar aplicações não autorizadas pela companhia.


Vídeos

Votações

A guerra nos smartphones faz-se cada vez mais no segmento de baixo preço e no de alta gama. Quanto investiu no equipamento que tem atualmente?

VotarVer Resultados

Glossário

HSPA+Ver

É uma evolução do HSPA e essa é precisamente uma forma de o designar (HSPA Evolution). Vem aumentar exponencialmente as velocidades suportadas pela tecnologia, teoricamente, até aos 42 Mbits por ...

Glossário

Tags

3377 resultados
1636 resultados
843 resultados
714 resultados
9 resultados