SAPO Tek

Publicado 24 Ago 2010 às 17:40

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

iMac com ecrã táctil a caminho?

A Apple apresentou um pedido de registo de patente que poderá dar origem ao primeiro iMac de ecrã sensível ao toque, que deverá correr tanto o Mac OS X como o sistema operativo móvel usado em dispositivos como o iPhone, iPod Touch ou iPad.

A Apple apresentou um pedido de registo de patente para aquilo que poderá vir a ser o primeiro iMac de ecrã sensível ao toque, afirmam hoje vários meios de comunicação internacionais.

A notícia foi avançada ontem pelo site Patently Apple, que se dedica a acompanhar as movimentações e tendências da empresa com base nos registos de patentes efectuados pela mesma.

De acordo com esta fonte, o processo de registo terá sido discretamente iniciado na Europa em Janeiro, altura em que a maior parte das atenções se encontravam voltadas para a expectativa em torno do lançamento do tablet da marca, o iPad.

Os responsáveis pelo site afirmam agora estar em condições de afirmar a existência de um pedido de registo por parte da Apple para aquilo que designam como um iMac Touch, e publicam imagens onde são apresentadas algumas das características do dispositivo, tais como a oscilação do ecrã, que permite a sua utilização tanto na vertical como na horizontal.

Imagem do Patently Apple

Outro dos dados curiosos apresentados é a possibilidade do computador alternar entre os dois sistemas operativos da marca, o Mac OS X (que acompanha os computadores da marca) e o iOS, usado em dispositivos móveis como o iPhone, iPod Touch ou o iPad - o que permitirá trazer para os generosos ecrãs do iMac jogos e ebooks concebidos para as plataformas móveis da marca, realçam.

O pedido de registo da patente, designada "Transitioning with modes of input", terá sido entregue na World Intellectual Property Organization, em Genebra, na Suíça, a 14 de Janeiro.

De acordo com a informação apresentada, o computador, na sua configuração "standard" correrá Mac OS X, com ajuda de periféricos como os teclados e ratos da marca, mas na altura em que o utilizador pretenda tirar maior partido do interface táctil este automaticamente passará a recorrer à plataforma criada para os dispositivos móveis da Apple, o iOS.

A transição poderá ser feita apenas mediante a alteração da inclinação do ecrã, uma vez que este vai dispor de acelerómetro e de sensores que lhe permitem detectar a posição em que se encontra e adaptar o software usado em função da mesma.

A notícia que está a dar que falar na imprensa especializada por fazer adivinhar a criação de um dispositivo deste género por parte da Apple, chega na mesma semana em que foi dada a conhecer um outro pedido de registo de patente por parte da empresa: um sistema destinado a bloquear gadgets da marca onde se tentem instalar aplicações não autorizadas pela companhia.


Vídeos

Votações

Todos os dias são lançadas milhares de aplicações novas para dispositivos móveis. Quantas apps já instalou no smartphone ou tablet?

VotarVer Resultados

Glossário

RFIDVer

Com. [Radio Frequency Identification] Tecnologia usada em etiquetas electrónicas que guardam dados e permitem identificar produtos, equipamentos, etc. É frequentemente usada em produtos de supermerc ...

Glossário

Tags

4527 resultados
3129 resultados
1912 resultados
1637 resultados
1438 resultados