SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 14 Set 2012 às 18:27

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Microsoft regista patente para jogos a 360º

Juntar aos sistemas de controlo por gestos e ao som "envolvente" já usados nos videojogos um novo sistema de projeção a 360º é o objetivo da Microsoft, mostra uma nova patente publicada recentemente pelo US Patent Office.

A Microsoft conseguiu o registo de uma nova patente nos EUA que poderá estar na base de um sistema de jogos em 360º, a utilizar como extensão das atuais consolas e dos televisores.

Registada sob o número 20120223885, datado de 6 de setembro, o US Patent Office publicou na passada semana o registo do que refere ser "um dispositivo de input com interface de imagem periférica (…) com sensores de orientação como infravermelhos, ultrasons e controlado remotamente".

Como explicação do conceito que está na base desta nova tecnologia patenteada, a Microsoft refere no registo que "o desfrutar dos videojogos e das experiências multimédia associadas podem ser aumentados, tornando a experiência de jogo mais realista".

A leitura do registo permite ainda perceber que se trata de uma tecnologia que pretende envolver o jogador nas imagens dos jogos, embora sem substituir o televisor: "ao projetar imagens periféricas nas paredes envolventes, a Microsoft pretende eliminar as distrações e fornecer mais uma possibilidade para o sucesso dos utilizadores". De acordo com a descrição publicada, os jogadores "poderão virar-se e ver os inimigos a esquivar-se mesmo atrás deles".

A nova patente sugere assim um sistema de projeção de imagem tridimensional, a 360º, semelhante no conceito a uma projeção holográfica. No entanto, e tal como em todas as patentes, não é certo que o sistema venha a surgir comercialmente alguma vez, nem que as características se mantenham inalteradas pela Microsoft.

jogar a 360º



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Vídeos

Votações

Todos os dias são lançadas milhares de aplicações novas para dispositivos móveis. Quantas apps já instalou no smartphone ou tablet?

VotarVer Resultados

Glossário

BaudVer

Com. O termo Baud é uma homenagem a Jean-Maurice-Emile Baudot (1845-1903), engenheiro francês, inventor do telégrafo impressor. Quando surgiram os primeiros modems para utilização em computadores ...

Glossário

Tags

4567 resultados
1653 resultados
1433 resultados
1136 resultados
1135 resultados