SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 30 Nov 2012 às 16:06

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Windows 8 gera menos tráfego que Windows 7 durante o primeiro mês

As 40 milhões de licenças que a Microsoft diz ter vendido do Windows 8 mostraram um início auspicioso, mas ficaram dúvidas sobre quem comprara as licenças. A StatCounter revelou um estudo que levanta dúvidas sobre a venda a consumidores finais.

O Windows 8 está a gerar baixos níveis de tráfego de Internet em comparação com a quota de navegação que foi produzida pelo Windows 7 um mês depois de ter sido lançado no mercado. As 40 milhões de licenças que a Microsoft diz ter vendido parecem não se traduzir em usabilidade por parte dos utilizadores.

A Microsoft disse que o Windows 8 está a vender mais rápido que o Windows 7. Mas um estudo da StatCounter mostra que no primeiro mês que se seguiu à data de comercialização, o Windows 7 era responsável por 4,93% do tráfego total da Internet, enquanto no mesmo espaço de tempo o Windows 8 apenas foi responsável por 1,31% da navegação online.

As diferenças são ainda maiores quando a análise é apenas relativa aos EUA, um dos principais mercados da Microsoft. A realidade mostra que no primeiro mês pós-comercialização o Windows 8 foi responsável por 1.77% do tráfego gerado na rede, enquanto em 2009, o Windows 7 atingiu uma quota de 5.21% no mesmo intervalo de tempo.

O diretor executivo da StatCounter, Aodhan Cullen, explica a discrepância do estudo e dos números revelados pela gigante de Redmond afirmando que as vendas anunciadas pela Microsoft podem ter nas fabricantes uma grande parte da explicação e não nos utilizadores finais. Aodhan Cullen acredita que depois da época natalícia, o tráfego gerado pelo Windows 8 vai aumentar rapidamente.

Mas nem tudo é negativo para o novo sistema operativo Windows no estudo revelado. A análise da empresa detalha que o Windows 7 teve mais um mês de fase beta e que no momento da comercialização, o sistema operativo já era responsável por 2,21% da navegação total da Internet, crescendo 223% no primeiro mês. O crescimento do Windows 8 no primeiro mês foi de 345%, pois no momento da comercialização o sistema operativo apenas era responsável por 0,38% da navegação total.

Os dados da StatCounter são baseados em 15 mil milhões de páginas visualizadas da rede de três milhões de sites que trabalham com a empresa analista.

No comunicado enviado, a StatCounter destaca um fator que pode ajudar a "pintar" o quadro completo. O primeiro mês de comercialização do Windows 8 foi marcado pelo desastre do furacão Sandy que condicionou em alguns casos o acesso à Internet e deixou inclusive alguns sites offline. Este acontecimento pode ter condicionado percentualmente o desempenho do novo sistema operativo da Microsoft.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Vídeos

Votações

Todos os dias são lançadas milhares de aplicações novas para dispositivos móveis. Quantas apps já instalou no smartphone ou tablet?

VotarVer Resultados

Glossário

USBVer

Hard. Iniciais em inglês de Universal Serial Bus. Trata-se de um interface série com uma largura de banda de 1,5 MB por segundo destinado a ligar até 127 periféricos em cadeia a um computador pess ...

Glossário

Tags

4567 resultados
1653 resultados
1456 resultados
1433 resultados
1135 resultados