SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 30 Nov 2012 às 16:06

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Windows 8 gera menos tráfego que Windows 7 durante o primeiro mês

As 40 milhões de licenças que a Microsoft diz ter vendido do Windows 8 mostraram um início auspicioso, mas ficaram dúvidas sobre quem comprara as licenças. A StatCounter revelou um estudo que levanta dúvidas sobre a venda a consumidores finais.

O Windows 8 está a gerar baixos níveis de tráfego de Internet em comparação com a quota de navegação que foi produzida pelo Windows 7 um mês depois de ter sido lançado no mercado. As 40 milhões de licenças que a Microsoft diz ter vendido parecem não se traduzir em usabilidade por parte dos utilizadores.

A Microsoft disse que o Windows 8 está a vender mais rápido que o Windows 7. Mas um estudo da StatCounter mostra que no primeiro mês que se seguiu à data de comercialização, o Windows 7 era responsável por 4,93% do tráfego total da Internet, enquanto no mesmo espaço de tempo o Windows 8 apenas foi responsável por 1,31% da navegação online.

As diferenças são ainda maiores quando a análise é apenas relativa aos EUA, um dos principais mercados da Microsoft. A realidade mostra que no primeiro mês pós-comercialização o Windows 8 foi responsável por 1.77% do tráfego gerado na rede, enquanto em 2009, o Windows 7 atingiu uma quota de 5.21% no mesmo intervalo de tempo.

O diretor executivo da StatCounter, Aodhan Cullen, explica a discrepância do estudo e dos números revelados pela gigante de Redmond afirmando que as vendas anunciadas pela Microsoft podem ter nas fabricantes uma grande parte da explicação e não nos utilizadores finais. Aodhan Cullen acredita que depois da época natalícia, o tráfego gerado pelo Windows 8 vai aumentar rapidamente.

Mas nem tudo é negativo para o novo sistema operativo Windows no estudo revelado. A análise da empresa detalha que o Windows 7 teve mais um mês de fase beta e que no momento da comercialização, o sistema operativo já era responsável por 2,21% da navegação total da Internet, crescendo 223% no primeiro mês. O crescimento do Windows 8 no primeiro mês foi de 345%, pois no momento da comercialização o sistema operativo apenas era responsável por 0,38% da navegação total.

Os dados da StatCounter são baseados em 15 mil milhões de páginas visualizadas da rede de três milhões de sites que trabalham com a empresa analista.

No comunicado enviado, a StatCounter destaca um fator que pode ajudar a "pintar" o quadro completo. O primeiro mês de comercialização do Windows 8 foi marcado pelo desastre do furacão Sandy que condicionou em alguns casos o acesso à Internet e deixou inclusive alguns sites offline. Este acontecimento pode ter condicionado percentualmente o desempenho do novo sistema operativo da Microsoft.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Vídeos

Votações

Planeia experimentar a beta técnica do Windows 10?

VotarVer Resultados

Glossário

URLVer

Com. Iniciais de Uniform Resource Locator, ou seja, localizador de recursos unificado. Designação do conjunto do endereço de um serviço Internet. É composto por vários elementos. Em primeiro lu ...

Glossário

Tags

3306 resultados
58 resultados
21 resultados
19 resultados
17 resultados