SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 16 Mar 2012 às 14:16

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Anonymous nega autoria de novo sistema operativo

O grupo diz que o sistema operativo baseado em Ubuntu - que entretanto já foi descarregado mais de 37 mil vezes - não foi desenvolvido pelo grupo de hacktivistas. Avisou ainda que o alegado "SO Anon é falso e está cheio de trojans".

Afinal o novo sistema operativo de código aberto, cuja autoria vinha sendo atribuída aos Anonymous, não foi criado pelos hacktivistas nem tem qualquer ligação com o grupo, afirmam os membros da organização no Twitter.

"O SO Anon é falso é está cheio de trojans", avisaram ontem os hackers numa mensagem publicada no perfil AnonOps.

À data da apresentação, os autores do programa classificaram-no como uma "distribuição baseada em Ubuntu criada para fins educacionais, para verificar a segurança das páginas Web".

O sistema operativo baseado em Ubuntu encontra-se disponível para download no site SourceForge e, por esta altura, já terá sido descarregado mais de 37.000 vezes, segundo avançam meios como a V3.

Numa mensagem de reação às criticas publicada no site que distribui o software, os responsáveis pela página afirmam ter analisado o sistema operativo e - embora admitam que o nome "Anonymous-OS" pode ser enganador, uma vez que não encontraram qualquer indicação de que esteja ligado ao grupo - não ter encontrado razão para recusar a divulgação do projeto.

"Parece-nos, à primeira vista, tratar-se de um sistema operativo relacionado com segurança, talvez orientado para ataques", lê-se na mensagem. Os responsáveis continuam explicando que no passado tomaram uma posição clara face a projetos considerados "controversos", que consiste em não fazer juízos sobre os fins para que estes podem ser usados. "Um produto é amoral - nem bom nem mau - até que alguém escolher fazer alguma coisa com ele", defendem.

Opinião diferente tem um analista da empresa de segurança informática Sophos, que usou um post publicado no Naked Security para avisar os utilizadores que descarregaram o alegado Anonymous-SO de que correram um grande risco e podem ter os computadores infetados com malware.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes


Vídeos

Votações

Planeia experimentar a beta técnica do Windows 10?

VotarVer Resultados

Glossário

XGAVer

Hard. Acrónimo dos termos eXtended Graphics Array. Norma gráfica criada pela IBM em 1990 e que pressupõe uma resolução entrelaçada de 1024x768 pixéis a 256 cores em modo gráfico e 132 colunas ...

Glossário

Tags

3306 resultados
58 resultados
21 resultados
19 resultados
17 resultados