376 mil contribuintes optaram pelo IRS automático. E o reembolso está mais rápido

Nos primeiros 17 dias de entrega do IRS relativo a 2016 já foram entregues 1,7 milhões de declarações de rendimento, das quais 376 mil submetidas através do IRS automático.

tek IRS computador

O balanço foi feito hoje pelo Ministério das Finanças que confirma que se estima que o prazo médio de reembolso seja este ano inferior ao do ano passado, o que abrange os contribuintes que recorreram ao novo sistema do IRS automático mas também aos que entregam a declaração seguindo os processos habituais.

Segundo a mesma fonte, "os primeiros três mil reembolsos relativos ao IRS automático já foram processados
no dia 11, tendo chegado à conta bancária dos contribuintes a partir da última quarta-feira", antes da Páscoa. Até agora, 130 mil reembolsos já foram processados. 

Em 2016 o prazo médio de reembolso foi no ano passado de 36 dias e em 2015 o prazo ainda tinha sido menos, fixando-se nos 30 dias, mas este ano o Governo quer reduzir ainda mais este número.

Este é o primeiro ano em que as Finanças unificaram o periodo de entrega do IRS, com um prazo único a decorrer entre os dias 1 de abril e 31 de maio, independentemente da categoria de rendimentos dos contribuintes.

Foi também estreado o sistema de IRS automático, no qual os contribuintes têm apenas de validar os dados pré-preenchidos pelas Finanças, e que foi usado por 376 mil contribuintes.

De acordo com os dados, o número de declarações já entregues até à data de ontem supera em 10% o valor que tinha sido registado no ano passado.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%