“O malware anda no ar”. Europol deixa conselhos de segurança para o Dia de S. Valentim

Nem só de amor se faz o Dia de S. Valentim, e há que redobrar os cuidados online. A Europol deixa seis dicas para ajudar os utilizadores a “proteger os seus dados pessoais e financeiros”.

tek namorados

Hoje é Dia de S. Valentim e, como em todas as datas especiais, há novas formas de tentar roubar informação pessoais aos utilizadores. A Europol não quer que isso lhe aconteça e na sua conta oficial do Twitter deixa seis dicas que podem ajudar a proteger a sua identidade.

“Nem o Cupido consegue aparecer com promoções tão boas”. A polícia europeia aconselha os utilizadores a utilizar marcas e lojas conhecidas e a “pensar duas vezes” antes de carregar em “promoções especiais em redes sociais” e pop-ups, uma vez que podem “levar a sites maliciosos”.

Outro conselho é “descarregar aplicações com o tema de dia de S. Valentim e emoticons apenas de lojas oficiais”, como a App Store, da Apple, e a Play Store, da Google, uma vez que “outras aplicações podem iniciar uma relação de malware com o seu smartphone”.

E caso um admirador secreto lhe envie um “e-card romântico” o conselho da Europol é pensar duas vezes antes de abrir. Porquê? Porque “o malware anda no ar”. Ainda no campo do email, é aconselhável não abrir as sugestões de “presentes perfeitos” que recebe no seu endereço eletrónico, até porque pode ser spam e deve “evitar abrir qualquer anexo”.

“Não responda a qualquer email que peça informação pessoal como o número de cartão de crédito ou credenciais de acesso”. Este é um conselho que serve para qualquer altura do ano e se alguma vez tiver dúvidas sobre um determinado email a pedir este tipo de informação, deve contactar a empresa diretamente através de um outro email.

Com a chegada do Dia de S. Valentim aumenta o uso de aplicações de encontros. Se é o seu caso, não se esqueça de que não deve dar os seus detalhes pessoais a alguém que acabou de conhecer online. Tal como diz a Europol, “pode ser o início de uma relação fantástica, ou o primeiro passo para a fraude e roubo de identidade”.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    35%

  • Prefiro jogar no computador

    38%